NOSSA HISTÓRIA

Histórico do Município de Castanheira

 

Município brasileiro situado a noroeste do Estado de Mato Grosso, Castanheira se encontra a 790 quilômetros da capital, Cuiabá. A população atual é de 8.231 habitantes sendo 4.310 ou 52.30% na zona rural e 3.921 ou 47.70% na área urbana (IBGE 2010). Seu clima é tropical com duas estações climáticas bem definidas: período de chuvas (novembro a março) e período de seca (abril a outubro).

 

        O local que deu origem ao município de Castanheira localizado na rota que, partindo de Juína, era passagem para os municípios de Aripuanã, Juruena e Cotriguaçu. Os primeiros habitantes, vindos da Região Sul do País, dedicaram-se principalmente ao cultivo de café, milho, arroz e feijão.

 

Distrito de Juína se tornou município no dia 04 de julho de 1988 compõe uma região conhecida como “Vale do Juruena”, formada pelos municípios de Aripuanã, Brasnorte, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juína, Juruena e Rondolândia, com extensão territorial de 149.233,50 km².

 

 

Seu nome deve-se às inúmeras castanheiras que existem no local onde está situada a cidade, árvore de grande porte e de frutos bastante apreciado, típica da Amazônia.

 

A economia do Município baseia-se na pecuária de corte e leiteira, extração vegetal e mineral, agricultura familiar além do comércio e serviços que atendem basicamente as necessidades do município. O PIB de Castanheira, em 2009, segundo o IBGE, foi de R$ 95.436.000,00, na maior parte originária da agropecuária. O PIB per capita e de R$ 11.842,00.

 

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – IMPE, apontam que o município de Castanheira tem 3963 km², sendo que 63,47% deste território são ocupados pela agricultura familiar nos diversos assentamentos e pela pecuária expansiva.

 

O rebanho bovino é de aproximadamente 370 mil cabeças, conforme dados do INDEA de 2013, a pecuária leiteira do município conta com dois laticínios instalados que absorve a produção diária de 48 mil litros, este setor vem expandindo através da organização dos produtores e melhoramento genético do rebanho, estimulado pelo poder público.

 

O calendário de festividades do município conta com a seguinte programação: Carnaval de Rua, Festa do Padroeiro, Festival de Pesca, Aniversário da Cidade, Festa do Peão, Reveillon, entre outras.

 

O sistema de saúde do município de Castanheira oferece a seus munícipes o atendimento básico com três Unidades de Saúde e uma Unidade de Pronto Atendimento com plantão médico presencial e de atendimento ambulatorial. Para os casos de média e alta complexidade o município conta com serviços conveniados através do SUS e Consórcio Intermunicipal de Saúde.

 

 

 

Menu

Webmail
Fotos de Castanheira