Ações do Programa Saúde na Escola em Castanheira

Data: Sexta-feira, 19/06/2015 00:00
Fonte: Mario Alvim

A Prefeitura de Castanheira, através de parceria entre as Secretaria Municipal de Saúde e de Educação realizaram, na primeira semana de junho, atividades do “PSE - Programa Saúde na Escola”, com cerca de 1900 alunos da rede pública municipal e estadual.

O Programa tem caráter preventivo e visa detectar os problemas em seu início e de apresentar as crianças formas de prevenção de inúmeras doenças. Além das palestras preventivas a equipe de Secretaria de Saúde realiza o acompanhamento evolutivo dos alunos como: peso/crescimento Pressão Arterial; acompanhamento odontológico e oftalmológico; entre outros.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Sonia Pereira, o trabalho com os alunos é fundamental para orientá-los sobre certas doenças, para que os pequenos possam transmitir para os pais. “A intenção do PSE é trazer as crianças e colocá-las em contato com esses programas preventivos, pois eles são os maiores meios de comunicação com os adultos. Então, elas levarão para os pais as formas de prevenção e com isso poderão até identificar alguns tipos de doença”, falou a Secretária.

Para a Prefeita Mabel de Fátima Milanezi Almici, que é educadora e enfermeira, o Programa é excelente, porque descobre crianças acima do peso, com pressão alta, problema na visão e os pais que não sabiam são contatados e orientados a procurar o tratamento adequado para o seu filho. Por isso, o Programa é muito bom, disse a Prefeita.

Importante ressaltar a participação efetiva de toda a equipe das Unidades de Saúde de Castanheira, sob a coordenação da Odontóloga Queila Rios, onde foram realizadas várias palestras, rodas de conversas, numa interação bastante produtiva com os alunos. Nestas palestras foram debatidos temas como o uso de drogas licita e ilícitas, tabagismo, doenças sexualmente transmissíveis e a cultura da paz, tratada com bastante clareza com a participação da policia Militar de Castanheira.

Desde o início do PSE em 2013, os alunos que foram diagnosticados com problemas de visão, hipertensão, diabetes, obesidade, entre outros, tiveram encaminhamento para tratamento no SUS – Sistema Único de Saúde, através da Secretaria Municipal de Saúde, e tiveram um crescimento significativo no rendimento escolar.