Retomada a construção da Rede de Esgoto Sanitário em Castanheira

Data: Terça-feira, 20/10/2015 00:00
Fonte: Mario Alvim

Após mudanças no projeto a Prefeitura de Castanheira retoma a construção de rede esgoto ampliando de 300 para 800 o numero de residências atendidas.

Em 2011 o Governo Federal iniciou o Programa de Saneamento Básico através da FUNASA – Fundação Nacional da Saúde para municípios com menos de 50 mil habitantes e, neste programa o município de Castanheira foi contemplado com um projeto no valor de R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais) com a construção de lagoa de tratamento e rede de esgoto sanitário.

Ao assumir a atual gestão a prefeita Mabel de Fátima Milanezi Almici determinou a análise de todos os projetos encontrados já licitados e, ao analisar mais especificamente este projeto, percebeu que o projeto atenderia apenas 300 residências e, que pelo montante de dinheiro, o numero de residências beneficiadas era muito pouca.

Após intensa negociação a prefeita Mabel conseguiu alterar o projeto ampliando para 800 residências atendidas. Aprovado a alteração, o projeto original teve que ser alterado e as readequações tiveram que serem homologadas pela FUNASA e, a cerca de 30 dias foi expedido a ordem de serviço liberando a empresa licitada “Projetus Engenharia” dar sequência aos trabalhos.

De acordo com o Chefe de Gabinete, Junior Rios, a função do Poder Público é aplicar da melhor maneira possível os recursos destinados ao município. E, especificamente neste projeto a atual gestão conseguiu ampliar em cerca de 170% o número de residências beneficiadas. Isso mais tarde vai refletir na qualidade de vida dos munícipes, pois com a diminuição das fossas diminui o risco de contaminação do lençol freático melhorando consideravelmente as condições de saúde da população.