Biblioteca da Escola Municipal "Castanheira" conta com mais de 1500 livros

Data: Sexta-feira, 20/11/2015 00:00
Fonte: Diego Zonta

Fundada em 1992, a Escola Municipal “Castanheira”, que atende hoje 360 alunos, inaugurou recentemente a sua biblioteca escolar. O acervo de mais de 1500 livros, resultado do envio às escolas públicas de todo o Brasil de livros de alta qualidade pelo Governo Federal nos últimos anos, conta com uma rica coleção composta de importantes títulos de escritores brasileiros, assim como de grandes nomes da literatura infantil estrangeira.

Entre clássicos e títulos mais recentes, destaca-se, entre outros, livros como Rinocerontes não comem panquecas da escritora Anne Kemp (Paz e Terra): divertida história de um rinoceronte que passa a viver dentro da casa de uma simpática menina que, como muitas das nossas crianças, enfrenta o desafio de se fazer ouvir pelos adultos.

Para receber todos esses livros e criar um ambiente adequado à leitura e ao trabalho dos professores, que passaram a contar com um espaço a mais para a prática do ensino e da aprendizagem, a escola “Castanheira” reformou uma antiga sala de aula: forro novo, pintura, iluminação mais forte, instalação de ar-condicionado e aquisição de estantes para organização dos livros.

“Os professores agendam o uso da biblioteca para trabalharem com os seus alunos. E também há a possibilidade do aluno levar para casa os livros por um determinado tempo” explica o professor Nilton Cezar, coordenador pedagógico e um dos responsáveis pela biblioteca.

A exposição e visualização dos livros, que antes permaneciam, muitas vezes, guardados em armários ou caixas, tem incentivado muitos professores a utilizarem de forma mais corriqueira o livro de literatura, não somente em suas aulas, mas até mesmo fora dos muros da escola. O projeto “Mala de Leitura”, por exemplo, experiência recente desenvolvida pela professora Shirley Aparecida Cella de Andrade, com alunos e pais, tem garantido a circulação e leitura de livros na casa de muitas famílias em Castanheira.

Outro bom exemplo do uso da biblioteca foi o que presenciaram no último dia 28 de outubro um pequeno grupo de estudantes da escola. Estes puderam desfrutar por quase uma hora da contação de histórias por uma profissional. Allice Oliveira (http://www.alicceoliveira.blogspot.com.br), atriz e contadora de história, esteve em Castanheira para uma palestra de formação para 50 professores da rede municipal de educação. Atendendo a um pedido da escola, Alicce proporcionou um momento impar para alguns alunos que puderam “viajar” nas histórias narradas pela contadora. Viaje que poderá agora prosseguir com a ajuda dos livros disponíveis na nossa biblioteca escolar.