Prefeitura e Estado celebram TERMO DE COMPROMISSO no combate ao Aedes Aegypti

Data: Sexta-feira, 29/01/2016 00:00
Fonte: Mario Alvim

No dia 20 de janeiro de 2016 a Prefeita do Município de Castanheira, Mabel de Fatima Milanezi Almici, e a Secretária Municipal de Saúde, Sonia Pereira, participaram do SIMPÓSIO alusivo as ações de controle do vetor Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus. O evento foi organizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) e contou com a presença do Governador Pedro Taques.

Na ocasião foi assinado um TERMO DE COMPROMISSO entre o Município de Castanheira e o Estado de Mato Grosso, com compensação financeira ao município, visando à intensificação de ações de controle ao vetor Aedes Aegypti.

O TERMO assinado destina: I compensação salarial de R$ 200,00 pelo período de quatro meses (fevereiro a maio) para o Agente Comunitário de Saúde (ACS) e para o Agente de Controle de Endemias (ACE) como forma de estimular e intensificar as ações voltadas ao enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika vírus. II Transferência de 92.487,00 para aquisição de dois veículos para a ACS e ACE. III Liberação de aproximadamente R$ 18.000,00 que serão utilizados para a contratação de (cinco a oito) agentes que farão a “REMOÇÃO DOS CRIADOUROS” nas residências.

A Secretária de Saúde, Sonia Pereira, informou que o Município de Castanheira já vem intensificando as ações de visitas e mutirões de limpeza desde o inicio de janeiro quando foi detectada pelo sistema de atendimento a saúde o aumento de atendimento de pessoas com suspeitas dos referidos vírus.

Sonia destacou ainda que as campanhas de conscientizações não estão sendo suficientes para que as pessoas se sintam responsáveis pela limpeza de seus quintais e manutenção de suas calhas, por isso, a necessidade de contratar agentes que terão a função especifica de efetuar a remoção dos criadouros.

Para a Prefeita Mabel, o Município e o Estado estão fazendo a parte deles, mas se a população não fizer a sua parte todo o esforço é em vão, porque é nas residências que os mosquitos transmissores encontram condições adequadas para se reproduzirem.