Prefeita Mabel se empenha por BR 174 e outras prioridades

Data: Sexta-feira, 28/04/2017 00:00
Fonte: Agecom - Prefeitura Municipal

A prefeita de Castanheira, Mabel de Fátima Milanezi Almici, tem participado de várias reuniões de trabalho relacionadas a obra de pavimentação asfáltica da BR 174.  Na mais recente delas, em Cuiabá, na última segunda-feira (24), com a participação de todos gestores municipais da região noroeste de Mato Grosso, vereadores e outras lideranças, o problema foi colocado para o vice-governador, Carlos Henrique Fávaro, o Secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Duarte, e o presidente da Associação Mato-grossense de Municípios, Neurilan Fraga.

Para Mabel, o encontro foi positivo, pois fortaleceu a união dos prefeitos da região em torno de problemas comuns, algo que historicamente nunca aconteceu, fazendo com que as autoridades vejam com outros olhos determinadas situações. “Esta unidade fortalece nossas reivindicações”, disse Mabel, ao retornar da viagem.

Além da pavimentação da BR 174, até Colniza, outros assuntos estiveram em pauta, todos respaldados em documentos entregues ao vice-governador.  As autoridades municipais da região noroeste reivindicam o asfaltamento de outro trecho da mesma BR, ligando Juína ao município rondoniense de Vilhena, a efetivação de um Plano de Segurança voltado para o combate à violência no campo e a retomada dos repasses financeiros do Estado para a área da saúde dos municípios.

Segundo apurou-se, a efetivação da obra de pavimentação da BR 174 prescinde de um Termo de Ajustamento de Conduta, TAC, que o governo do Estado vai firmar com o Ministério Público Federal (MPF),  quando os estudos de impacto ambiental que estão sendo feitos pela empresa Ecoplan forem concluídos. O Secretário Marcelo Duarte informou que o Estado reivindicará R$ 7 milhões do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DENIT), para aditivar o contrato da empresa.

A reunião aconteceu na Vice-governadoria, no Palácio Paiaguás, contando também com a presença do bispo da Diocese de Juína, Dom Neri José Tondello, deputado federal Ságuas Moraes, deputados estaduais Oscar Bezerra, Janaína Riva e Wagner Ramos e representantes dos deputados Silvano Amaral (estadual) e Vitório Galli (federal), entre outros.