Setor de Obras atua em várias frentes

Data: Segunda-feira, 12/06/2017 00:00
Fonte: Agecom - Prefeitura Municipal de Castanheira

Um dos setores mais exigidos da administração pública, o de obras, geralmente tem agenda de serviços duplicada no período pós chuva no município de Castanheira. É o período de concerto de pontes, restauração de estradas mestres e vicinais, ruas urbanas não pavimentadas e no caso das vias pavimentadas, executar a chamada “operação tapa buracos”. Não bastasse isto, tem a impaciência de alguns segmentos, cobrando medidas que normalmente já estão agendadas, dentro do planejamento de rotina da pasta.

O Secretário de Obras do município, Anderson Fernandes Mota, o Mineirinho, destaca que uma grande frente de trabalho está em curso desde o início da estiagem. Todas as áreas com problemas foram listadas, algumas com obras sendo incluídas em plano de trabalho da situação de emergência recentemente encaminhada ao Ministério da Integração Nacional. Na zona urbana, terminada a operação “tapa buracos”, está em curso o patrolamento das vias não asfaltadas. Na zona rural,  a recuperação viária contempla neste momento as estradas mestres. Naquela que liga a sede do município a Comunidade Lambari, no 4º Assentamento, passando pelo  2º e 3º Assentamentos, os trabalhos já foram concluídos. Também já foram executados os serviços necessários na via de acesso à linha São Roque, a Comunidade Novo Horizonte e ao Setor Chácaras, nos limites da zona urbana.

“A demanda de serviço nesta época do ano é muito grande, e precisamos contar com um pouco de paciência da população”, diz Mineirinho, que lista outras ações, em curso ou já executadas. Em algumas linhas da zona rural as máquinas já trabalham. É o caso da linha São Paulo, no 2º Assentamento.  O acesso a Comunidade Santa Emília está plenamente recuperado. Diversas pontes já foram restauradas nas últimas semanas, entre elas uma no acesso a Fontanillas. Na zona urbana, visando facilitar o acesso das pessoas do centro da cidade ao Bairro Guadalupe, uma pequena ponte foi construída na reserva ambiental do Vale Verde.

O Secretário cita a melhoria do maquinário a disposição do setor de Obras como um grande avanço da atual administração.  Na primeira gestão da prefeita Mabel de Fátima Milanezi Almici foram adquiridos um caminhão compactador, três caçambas, um patrol e na atual gestão uma PC 130, que tem possibilitado a execução de obras como a ampliação espacial da estrada que dá acesso ao Laticínio Princesa e uma ponte, na mesma região, que foi completamente restaurada. "Em breve toda a demanda será atendida e executaremos outras obras, aproveitando que temos uma PC, agora, a disposição", finaliza.