DAE avança no ideal de hidrometrar todas as residências de Castanheira

Data: Sexta-feira, 16/06/2017 00:00
Fonte: Agecom - Prefeitura Municipal

O hidrômetro pode ser a vedete dos próximos verões em Castanheira. Isto porque a administração municipal começou a desenvolver um trabalho que visa colocar o aparelho em todas as residências da cidade. O objetivo não é apenas caçar os chamados “gatos” na rede, mas também estabelecer um critério justo de distribuição e uso do líquido precioso.

Segundo o Departamento de Água do município (DAE), apenas as residências do núcleo mais central da cidade, especialmente da Av. 04 de Julho, tem hidrômetro. Nas últimas semanas o órgão começou a implantar o equipamento no Bairro Santo Antônio. Em seguida a equipe se deslocará para o Noga, Guadalupe e Santa Rita.

Atualmente grande parte dos moradores de Castanheira paga uma taxa mensal de R$ 30,00 reais pelo consumo de água. O preço, considerado baixo, facilita o uso impróprio da água para serviços como lavagem de calçadas, de carros, entre outros. A população urbana, com pouco mais de 4 mil habitantes, consome em torno de 1,5 milhão de litros de água por dia, com uma média de 300 litros/dia por residência, quando a média nacional é de 150.

“Com todas as residências hidrometradas, haverá mais cuidado e consequentemente maior economia de água, especialmente no verão, quando se registra um índice mais elevado de consumo”, diz uma fonte. Com a economia que espera se conseguir com a medida, haverá mais pressão da água para atingir algumas regiões como do Bairro Guadalupe, uma das mais prejudicadas nesta estação.