Prefeitura de Castanheira

NOTÍCIA

Secretário Horodenski participa de evento da agricultura familiar

Data: Quarta-feira, 06/09/2017 00:00
Fonte: Agecom - Prefeitura Municipal de Castanheira

O Secretário de Agricultura de Castanheira, Paulo Horodenski, participou na capital do Estado do 1º Encontro da Agricultura Familiar de Mato Grosso, evento que aconteceu no Hotel Fazenda Mato Grosso. O objetivo da iniciativa, da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos familiares, foi compartilhar informações e fomentar o debate sobre políticas públicas para o setor.

 

Segundo Paulo, os 141 municípios do Estado estiveram representados por técnicos, especialistas e secretários municipais de agricultura. Ele destaca a relevância da iniciativa considerando o fato de 110 municípios do Estado terem projetos de agricultura familiar e mesmo assim faltar alguns alimentos básicos, que precisam vir de outros Estados, por questões como a falta de incentivo.

 

O Encontro teve como destaque o lançamento do Plano Estadual da Agricultura Familiar (PEAF MT) como documento físico e também como plataforma digital. Os eixos temáticos giraram em torno da assistência técnica e extensão rural, agregação de valor e comercialização, produção sustentável e gestão, governabilidade e territorialidade e regularização fundiária. Sobre este último, representante do Intermat garantiu  que o órgão deve entregar 90 mil títulos de posse de lotes em assentamentos rurais e urbanos nos próximos meses.

 

A construção do PEAF-MT teve a participação da sociedade civil, além do Instituto de Pesquisa e Ambiental da Amazônia, Empaer, Intermat e do Instituto Centro da vida, representados no Encontro.