Obras, Esporte, Saúde e Agricultura: Pequenas Notas

Data: Sexta-feira, 22/09/2017 00:00
Fonte: Agecom - Prefeitura Municipal

O município de Castanheira, através da Secretaria de Estado de Agricultura e Assuntos Fundiários (Seaf) está recebendo 5 resfriadores de leite. Segundo informações da Secretaria de Agricultura do município, coordenada por Paulo Horodenski, cada unidade servirá para atender um grupo de pequenos agricultores das regiões de assentamentos, implicando num preço melhor pela produção.

***

O sábado esportivo na Comunidade Novo Horizonte será movimentado. A partir das 19 horas, na quadra esportiva da Escola Municipal Jorge Amado, acontecem os jogos finais do Campeonato de Futsal coordenado pela Secretaria Municipal de Esportes. Na primeira partida, Fazenda Continental x Novo Horizonte disputam o 3º lugar.  A equipe campeã será conhecida do confronto entre Independente e Veteranos.

***

Voltando à agricultura, o município de Castanheira será contemplado com uma propriedade modelo do Pró Leite, onde as boas práticas da bacia leiteira poderão ser disseminadas.

***

Nesta sexta-feira (22) acontece na Câmara Municipal a cerimônia de entrega dos cartões Pró Família destinados ao município, através de projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, em parceria com as prefeituras da região noroeste do Estado (Cf. matéria completa neste site)

***

Depois de atender 438 pessoas em Castanheira, no último sábado (16), em ação que aconteceu no Pronto Atendimento de Castanheira, com apoio total da Secretaria de Saúde do município, equipe do Hospital de Câncer de Mato Grosso definiu 117 encaminhamentos para sua unidade, em Cuiabá. São 72 exames de mamografia, 13 USG de mama e 12 de próstata; 3 biópsias bucais e 7 cirurgias de pele. Os demais encaminhamentos são os seguintes: 1 cirurgia plástica, 3 dermatologia, 2 cabeça e pescoço, 3 de mastologia e um para cirurgião oncológico.

***

Levantamento preliminar indica que Castanheira tem 28 quilômetros de ruas. Desses, 11 estão asfaltados. A atual gestão, por meio da Secretaria de Obras, deve fechar o ano com quatro novos quilômetros asfaltados, valendo-se da contribuição de melhoria, permitida pela Constituição Federal. Se a meta do projeto for atingida, ao fim dos próximos três anos toda a cidade estará asfaltada. Com o uso de grande parte do maquinário da Prefeitura, mão de obra da Secretaria de Obras e uso de manilhas com fabricação própria e uma contribuição dos moradores em parcelas a preços acessíveis, todos ganham. Ruas que ficaram na “fila de espera” por asfaltamento há mais de duas décadas e outras que dificilmente seriam pavimentadas tão cedo, estão recebendo o benefício. Um dos resultados imediatos é a valorização dos imóveis, além da melhoria da qualidade de vida.