Educação: êxito de projeto gera programa de leitura

Data: Segunda-feira, 09/10/2017 00:00
Fonte: Agecom - Prefeitura Municipal

Desafiado pela leitura do texto “Ler e escrever na educação infantil – Discutindo práticas pedagógicas” de Ana Carolina Perruci Brandão e Ester Calland de Souza Rosa, o Secretário de Educação do município de Castanheira, Diego Zonta, propôs a criação, em 2015, do Programa Mala de Leitura, com o objetivo de incentivar e promover a leitura de livros de literatura de qualidade no âmbito familiar e na escola, a partir dos alunos da educação infantil até o 5º ano nas escolas municipais.

O programa foi implementado de forma experimental na sala de articulação da Escola Municipal Castanheira, com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. O sucesso do empreendimento resultou em sua extensão para toda a Escola e para as outras unidades do município, na zona rural.

Partindo do pressuposto que a leitura e a escrita fazem parte do nosso cotidiano e são patrimônios culturais que devem ser disponibilizados à todos, inclusive as crianças, o “Mala de Leitura” tem revelado talentos em atividades como a arte de contar história. A garota Maria Luiza dos Santos Manoel, filha de Valquiria de Almeida Santos e João Batista Manoel, do 3º da Escola Castanheira, é um exemplo surpreendente. Com português fluente e correto, ela tem encantado os colegas com seu jeito criativo de explorar temas propostos em vários desafios após a leitura dos 6 livros definidos em cada pasta de leitura. “Seu jeito de narrar é encantador”, revela Vanilda Inez, coordenadora escolar na Escola Castanheira.

A coordenadora Shirley Aparecida Cela de Andrade destaca a relevância do envolvimento das famílias no programa, participando ativamente do processo, além do incentivo ao letramento e a alfabetização. Instituído como projeto, o "Mala de Leitura" virou programa através da Portaria nº 01/2017 da Secretaria Municipal de Educação e Cultura