O Município de Castanheira já começa colher os benefícios da equoterapia

Data: Domingo, 13/04/2014 00:00
Fonte: Mario Alvim

Sem precisar de qualquer pesquisa científica, é fácil apontar alguns dos inúmeros benefícios de ter um animal de estimação ou mesmo estar próximo deles. No entanto, o que poucos sabem, é que os bichos também podem ser protagonistas de terapias de reabilitação de pessoas com deficiência.

Uma das terapias que fazem uso de animais é a equoterapia, que como o próprio nome diz, trabalha com cavalos. Ela une as técnicas de equitação e atividades equestres com a finalidade de reabilitar e educar as pessoas com deficiência. Os principais ganhos são os motores e os psicológicos, aumentando a autoestima e a autoconfiança, isso se torna possível graças a relação de amizade estabelecida entre os praticantes da equoterapia e os animais.

O município de castanheira tem experimentado este exitoso trabalho que vem sendo realizado em parceria entre o Rancho Três Irmão em Juína, Prefeitura de Castanheira e o Comercio local, com cerca de 30 pessoas entre adultos e crianças que tem conseguido resultados consideráveis entre seus praticantes.

Vale lembrar que este trabalho é um sonho antigo que a professora Katia Gusmão Rosa alimentava a mais de 15 anos, mas que não encontrava apoio no poder público municipal. Com a chegada da prefeita Mabel de Fatima Milanezi Almici as coisas começaram a se tornar realidade, a prefeita encampou a ideia e graças a Deus já estamos colhendo os frutos desta parceria.

Katia que é professora de turmas especiais enumerou vários avanços estre seus alunos. Temos o caso de algumas crianças com transtornos de hiperatividade e outros problemas que impediam seu pleno desenvolvimento e com a prática da equoterapia já estão levando uma vida social e escolar normal. No entanto o que mais saltam aos olhos da equipe é caso do Sr. Adriano Virgulino que era peão de rodeio e, após um grave acidente seguido de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ficou praticamente imóvel em uma cadeira de rodas hoje, após quatro meses praticando a equoterapia já esta andando com a ajuda de andador.

A Prefeita Mabel sempre que possível faz questão de acompanhar de perto o trabalho realizado pelo instrutor de equitação, Antônio José da Silva (popular Tonhão). Além do acompanhamento fisioterápico realizado pela fisioterapeuta, Rita Juiléte, do município de Castanheira.

A Prefeita Mabel, Professora Katia e a Fisioterapeuta Juiléte são unânimes em reconhecer a importância do trabalho realizado pelo Tonhão e a sua equipe no Rancho Três Irmãos em Juína.