"Município de Castanheira foi contemplado com um caminhão"

Data: Terça-feira, 15/04/2014 00:00

Ságuas participa junto com ministros da entrega de 63 caminhões a municípios

Mais 63 municípios de Mato Grosso foram contemplados nesta segunda-feira (14.04),

cada um, com um caminhão-caçamba da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O deputado federal Ságuas Moraes (PT) participou da solenidade de entrega dos veículos, que ocorreu em Cuiabá e contou com as presenças dos ministros da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Neri Gueller (PMDB) e Miguel Rosseto (PT), respectivamente, do governador Silval Barbosa (PMDB) e demais autoridades.

Em discurso para mais de 100 pessoas, incluindo os prefeitos dos municípios contemplados, Ságuas destacou a importância da ação do governo Dilma na entrega dos equipamentos. “Fui prefeito de Juína entre 1997 e 2002 e nessa época as prefeituras não tinham o apoio do governo federal nem do estadual, na aquisição de maquinário para recuperação de estradas. Mas o governo Lula mudou esse quadro e a presidenta Dilma da continuidade as ações de apoio aos municípios”, lembrou.

O deputado também destacou que além do kit de patrulhas mecanizadas, composto pelos caminhões mais retroescavadeiras e motoniveladoras, os governos Lula e Dilma em parceria com o Estado distribuíram a todos os municípios, ônibus escolares para a melhoria da qualidade do transporte dos alunos. Para o ministro Miguel Rosseto da pasta responsável pela aquisição e entrega do maquinário, o atendimento aos municípios trata-se de um compromisso do governo federal.

“A presidenta Dilma está comprometida com a melhoria da qualidade de vida da população. Por isso utilizem os equipamentos para a melhoria das estradas vicinais por onde os pequenos produtores farão o escoamento da produção agrícola, por onde nossos estudantes serão transportados, por onde com certeza chegará mais desenvolvimento”, afirmou. É exatamente isso que a prefeita de Castanheira, Mabel de Fátima Milanezi Almici (PT), fará com o kit entregue pelo governo federal.

“Com esse caminhão completamos a patrulha, pois já recebemos a retroescavadeira na gestão anterior, no ano passado recebemos a motoniveladora. Esses equipamentos vão fazer uma revolução em nosso município e veio em boa hora. Estamos tendo muitos problemas nas estradas em função das chuvas e vamos fazer a recuperação com esse maquinário” Castanheira esta localizada a 780 km de Cuiabá e possui 1400 km de estradas vicinais.

Investimento

Somente em Mato Grosso o governo Dilma aplicou R$ 110 milhões na aquisição e entrega dos kits via Ministério do Desenvolvimento Agrário. Ao todo serão entregues ainda nesse primeiro semestre, todos os 396 equipamentos às 132 cidades do Estado que possuem até 50 mil habitantes. Em todo o país o investimento é de mais de R$ 5 bilhões na compra de 18 mil máquinas para 5.061 municípios.