Prefeita Mabel integra caravana de MT que vai a China

Data: Quarta-feira, 01/11/2017 00:00
Fonte: Agecom - Prefeitura Municipal de Castanheira

A Prefeita de Castanheira  Mabel de Fátima Milanezi Almici viaja na próxima quinta-feira (03) para a China. Juntamente com a vereadora Simone Nogueira Schaffel, ela integra uma comitiva que viaja para o país do Dragão visando participar de uma rodada de negócios com investidores chineses interessados em conhecer as potencialidades de diversas regiões de Mato Grosso.

Além de prefeitos, secretários e vereadores de diversos municípios do Estado, o governador Pedro Taques coordena a participação do grupo que terá dois encontros importantes com lideranças e produtores industriais que já investem em várias regiões brasileiras. No caso de Castanheira, o projeto a ser apresentado visa atrair o interesse dos chineses para a produção de castanheira em escala comercial.

Em diversas regiões do país projeto similar tem sido implantado. Embora o tempo de produção seja um desafio, o resultado final tem se revelado compensador, segundo técnicos de órgãos como Empaer e Emater.  Além da implantação de uma indústria para dar suporte a produção, o projeto castanheirense prevê a realização de cursos sobre sustentabilidade florestal, educação ambiental, produção de mudas, processamento de frutos, entre outros, criando uma extensa rede de relações e uma nova opção de renda especialmente para os pequenos produtores.

Usos

A castanheira e suas partes possuem várias aplicações. Os frutos ou "ouriços" são usados como combustível ou na confecção de objetos (artesanato). A amêndoa é o principal produto, alimento rico em proteínas, lipídios e vitaminas, consumida “in natura” ou usada para extração de óleo. Do resíduo da extração do óleo obtém-se torta ou farelo, usado como misturas em farinhas ou rações. O "leite" de castanha possui grande valor na culinária. A madeira possui boas propriedades, sendo indicada para reflorestamento e empregada tanto na construção civil como naval.