Prefeita Mabel e a jovem Debora Cristini participaram da REATECH 2014 em SP

Data: Quinta-feira, 24/04/2014 00:00
Fonte: Mario Alvim - assessor de comunicação

A prefeita Mabel de Fátima Milanezi Almici e a jovem Debora Cristini Barbosa (Representante da Associação dos Portadores de Deficiência de Castanheira) participaram nos dias 10 a 13 de abril, da REATECH 2014 – 13ª Feira Internacional de Reabilitação, Inclusão, Acessibilidade e Paradesporto, realizado no Centro de Exposições Imigrantes, Zona Sul de São Paulo.

Considerado o maior evento do gênero na América Latina, a REATECH é uma feira de tecnologias que reúnem um significativo número de produtos e soluções para pessoas com deficiência, tudo com o objetivo de transformar barreiras em oportunidades.

Técnicos especializados estiveram presentes no evento tirando às dúvidas dos visitantes em relação a: regras, adaptações físicas, direitos e deveres na hora da contratação de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O evento contou também conta uma programação paralela de seminários e workshops com entrada gratuita.

Na ocasião a prefeita Mabel esteve reunida com o Sr. Mário Lúcio Guimarães, representante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coned-MT) e Antônio Jose Ferreira, Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, visando o acesso do município de Castanheira ao “Projeto Viver Sem Limite” programa de inclusão das pessoas portadoras de deficiências do Governo Federal como direito a moradia, inclusão social, mercado de trabalho, e outros. Além da obtenção de recursos e capacitação para implantação de unidades de reabilitação e de equoterapia no município. A Prefeita se disse bastante animada com os encaminhamentos e que em breve estarão dando sequencia as conversações e definições dos projetos.

Já Debora Cristini que participou pela primeira vez de um evento de tamanho significado, aproveitou intensamente as atividades, seminários e workshops, voltou impressionada com o que viu e aprendeu. Para ela, o portador de deficiências esta conquistando de forma muito afirmativa seus espaços e que o governo tem trabalhado politicas de acesso a todos os direitos dos portadores. Debora destacou uma frase que marcou sua participação no evento e era o lema dos participantes “NADA POR NÓS, SEM NÓS” caracterizando a conquista de direitos. Destacou.