12º Torneio Leiteiro matriz Singapura produziu media de 40 kg/dia

Data: Segunda-feira, 28/04/2014 00:00
Fonte: Mario Alvim - assessor de comunicação

A pecuária leiteira do Município de Castanheira-MT viveu no ultimo final de semana, de 24 a 27 de abril de 2014, o auge de sua atividade com a realização do 12º Torneio Leiteiro no Parque de Exposição. Foram quatro dias de intensa movimentação do setor leiteiro e da população de Castanheira e da região.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal e conta com a organização da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente – SAMA, Câmara Municipal de Vereadores, Cooperleite e Sindicato Rural de Castanheira. Contou também colaboração expressiva do comercio local e da região que estimulou a competição com mais de R$ 30.000,00 em prêmios aos participantes divididos em duas categorias.

Durante os quatro dias a população pode observar o quanto esta atividade é importante para a economia do município e como ela vem evoluindo através dos programas de melhoramento genético estimulado pela SAMA e seus parceiros na distribuição de sêmen, elevando o município a principal bacia leiteira da região noroeste com uma produção media de 1,7 milhão de litros de leite por mês.

A grandiosidade do evento, que contou com um público de mais de 2.000 pessoas, chamou a atenção de diversas autoridades da região e do estado como Sr. Juarez Cividini - Presidente da Cooperativa Sicredi (Parceiro desde o 1º Torneio), Dr. Dorileu Leite e Dr. Paulo Pilego – Coordenadores da cadeia leiteira da SEDRAF no estado, Dep. Estadual Airton Português, Dep. Estadual Luciane Bezerra, Dep. Federal Ságuas Moraes, além de outras autoridades regionais que fizeram questão de prestigiar o evento.

A prefeita, Mabel de Fátima Milanezi Almici, parabenizou a todos os participantes, organizadores e colaboradores pelo brilhante trabalho realizado e, em sua fala a prefeita fez questão de lembrar que os que estavam ali recebendo o premio maior ficaram em ultimo lugar no primeiro torneio, mas não desistiram, participaram de todos eventos, melhoraram seu rebanho e agora estão colhendo os frutos. Mabel aproveitou a oportunidade para desde já deixar a convocação para os próximos anos que com certeza serão ainda melhores. Finalizou.

Além da prefeita Mabel, todas as demais autoridades fizeram uso da palavra e foram unanimes em destacar a importância de eventos desta natureza para o desenvolvimento da região e do estado.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Welton Monteiro, fez questão de parabenizar a equipe de fiscais e mesários que se doaram por completo ao torneio, não tendo ocorrido nenhuma falha por parte da fiscalização. Welton também enalteceu o trabalho do vereador Nildomar Gusmão e do Diretor do Sindicato Rural, Jarbas Procópio que, além de organizadores, foram os locutores do evento.

A Matriz SINGAPURA, de propriedade da Sr.ª Maria Aparecida Silveira que teve como ordenhador o seu filho Marcelo Silveira, produziu 99,735 quilos de leite alcançado uma média de 40 Kg/dia. Na categoria até 25 kg a vencedora foi a matriz TRIPADILHA de propriedade do Sr. Amilcar Pereira Rios que produziu 62,235 quilos uma media de 24.9 kg/dia. Finalizando a cerimonia de premiação com as autoridades dando o tradicional banho de leite nos vencedores.

Tabela de classificação em anexo.