Nesta sexta tem ações contra a Tuberculose

Data: Quarta-feira, 21/03/2018 00:00
Fonte: Agecom

Uma doença que, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) infecta um terço da população mundial. Em 2014, cerca de 9,6 milhões de pessoas adoeceram e 1,5 milhões morreram. No Brasil, são 50 milhões infectados, com cerca de 100 mil novos casos e 6 mil óbitos por ano.

Visando conscientizar a população sobre o impacto da Tuberculose e divulgar estratégias de prevenção e controle da doença, a Secretaria Municipal de Saúde de Castanheira, por  meio da Coordenação de Atenção Básica, realiza nesta sexta-feira, 24, nas unidades de saúde, palestras sobre o tema, com a participação de médicos, enfermeiros e demais profissionais da área.

“A tuberculose quando não tratada corretamente gera o abandono e provável multirresistência aos medicamentos, prolongando o tempo de tratamento e dificultando cada vez mais a sua condução”, diz a enfermeira Frances Olivia de Arruda Loila, coordenadora dos Programas Estratégicos da Diretoria de Atenção Básica, de Cuiabá.

Causador da doença

O dia das atividades dos Postos em Castanheira foi definido pela OMS e pela União Internacional contra Tuberculose e Doenças Pulmonares como o Dia Mundial de Combate à doença desde 1982, um século depois do médico Robert Koch anunciar à comunidade centífica a identificação do agente causador da doença, a bactéria Mycobacterium Tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões mas pode ocorrer em outros órgãos do corpo como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).