Palestras e Orientações em saúde marcam semana

Data: Sexta-feira, 23/03/2018 00:00
Fonte: Agecom

Reciclagem e Orientação estiveram na pauta de alguns setores do governo municipal na semana que se encerra neste sábado, 24.

Em Juina, no plenário Henrique Simionatto, da Câmara Municipal, representantes dos setores de compras, contabilidade e tributos, participaram, nos dias 20 e 21, de curso ministrado pela Agili, versando sobre as alterações nos sistemas utilizados por estes setores. Na oportunidade tiveram contato com as novas ferramentas dos sistemas Agili e informações sobre as novas exigências do Tribunal de Contas em relação as obrigações do município. As palestras foram ministradas pelo instrutor Christiano L. Schossler.

Nesta sexta feira, 23, no PSF Rural, em Castanheira, profissionais da Secretaria de Saúde coordenaram evento voltado para o Dia Mundial de Combate a Turberculose, instituído pela Organização Mundial de Saúde e pela União Internacional contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares, um século depois do médico Robert Koch anunciar à comunidade centífica a identificação do agente causador da doença, a bactéria Mycobacterium Tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões mas pode ocorrer em outros órgãos do corpo como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), a tuberculose infecta um terço da população mundial. Em 2014, cerca de 9,6 milhões de pessoas adoeceram e 1,5 milhões morreram. No Brasil, são 50 milhões infectados, com cerca de 100 mil novos casos e 6 mil óbitos por ano.