De Castanheira para o Brasil

Data: Sexta-feira, 06/04/2018 00:00
Fonte: Agecom

Uma educadora que divide parte de seu tempo entre Castanheira, onde reside, e São Paulo, onde coordena projetos do Laboratório de Educação, acaba de ter texto construído em coautoria com a Dra. Ana Teverosky, incluído em material de formação pedagógica do Ministério da Educação e Cultura (MEC) para a formação de professores de educação infantil das escolas públicas de todo o país.

Doutora em Psicologia da Educação pela Universidade de Barcelona e graduada em fonoaudiologia pela Universidade de Colômbia, Angélica Sepúlveda, esposa do professor Diego Zonta, já participou de estudos e formação em algumas escolas públicas de Castanheira e Juína e de uma pesquisa a respeito do desenvolvimento da linguagem infantil na pastoral da criança, no Bairro Santa Rita.  Um desses trabalhos – “Aprender a Estudar Textos” - , destinado a professores do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, é parte da formação na Escola Municipal Castanheira.

A 13ª edição da Revista Innovare News, que começa a circular neste sábado na região, destaca a inclusão do texto no Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (PNAIC). Em entrevista à publicação castanheirense ela destaca, entre outros temas, o “Efeito Mateo”, focado no axioma “o rico enriquece, e o pobre empobrece”. Em outras palavras, uma criança com o vocabulário enriquecido terá menos dificuldades de compreender um texto.