Saúde reúne Agentes

Data: Sábado, 07/04/2018 00:00
Fonte: Agecom

No dia 07 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde, uma data criada em 1946 pela Organização Mundial de Saúde, quando aprovou um conceito que visava ampliar a visão do mundo a respeito do que seria estar saudável. Em Castanheira, a Secretaria de Saúde, coordenada por Ivania Tigre, antecipou-se a data, realizando na sexta-feira, 06, um encontro com equipes de Atenção Básica, Vigilância e ACS/ACE.

Segundo Leandro Tenório, coordenador da Atenção Básica, o encontro, realizado no PSF Urbano, no Bairro Guadalupe, fortaleceu o diálogo especialmente com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE), pela relevância dos mesmos dentro do Sistema Único de Saúde. Eles são o elo de ligação entre os pacientes e os serviços de saúde, tendo papel decisivo na atenção básica e na atenção continuada. Diversos temas da categoria foram tratados, entre eles as ações requeridas diante da hanseníase e da dengue.

Sobre a data comemorada neste sábado, a Secretária Ivania destaca que a saúde deve ser vista como uma forma de total bem estar, que é conseguido não só através do tratamento de doenças ou sua prevenção, mas também e principalmente através da qualidade de vida. “Nossa equipe tem sido orientada a enfatizar este detalhe nos diversos contatos diretos com a população”.  Lembra que apesar dos limites financeiros, o governo municipal tem se empenhado para cumprir os termos da lei 8.080 de 1990, que enfatiza o dever do Estado de prover as condições indispensáveis para a saúde de seus cidadãos.