Prefeitura de Castanheira

NOTÍCIA

Secretária Ivânia destaca luta contra o câncer

Data: Segunda-feira, 09/04/2018 00:00
Fonte: Agecom

A semana de 08 a 14 de abril começou com uma data de grande relevância na agenda da saúde. Neste domingo, 08, comemorou-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data serve para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da 2ª doença que mais mata pessoas em todo o mundo: o câncer, também conhecido por neoplasia.

 

Em Castanheira a Secretária de Saúde, Ivania Tigre, lembrou os esforços que são desenvolvidos pela Associação Direito de Viver, empenhada em colaborar com o Hospital do Câncer de Barretos e de outro grupo que começa a mobilizar-se em prol do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT), que a exemplo da instituição paulista tem descolocado uma equipe para exames preventivos de câncer de colo de útero, boca, próstata, mama e pele.

 

“No ano passado o HCanMT realizou 490 consultas, 106 diagnósticos com suspeita da doença e 117 encaminhamentos para Cuiabá”, destaca. Neste ano o trabalho voltará a ser feito. Visando apoiar a instituição, voluntários locais, com apoio da Loja Maçônica Monte Moriá, já agendaram um leilão de gado que acontecerá no dia 20 de maio, no espaço de leilões do Centro de Eventos Santo Antonio.

 

Ivania destaca que as causas para o surgimento do câncer podem ser as mais variadas possíveis, desde motivos externos - como o ambiente, costume ou hábitos que o indivíduo possui - até fatores internos, como características geneticamente predeterminadas. No Brasil, também é considerada a segunda doença que mais mata, em especial o câncer de pele. O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que organizações ao redor do planeta se reúnam em prol da prevenção dos vários tipos de câncer, além de dar força aos pacientes que lutam contra esta doença.