DAE de Castanheira realiza reforma no decantador

Data: Terça-feira, 05/08/2014 00:00
Fonte: Mario Alvim

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) realizou reforma nas colmeias dos decantadores da ETA (Estação de Tratamento de Água) de Castanheira, além de realizar a limpeza periódica, o DAE resolveu um problema que já vinha comprometendo a produção de Água Tratada por algum tempo.

Para o Diretor de controle e abastecimento do DAE, Ubaldo Filho Portela, o Departamento comprou os materiais necessários e contratou mão de obra local gastando apenas R$ 5.000,00 para a realização do serviço. “Solicitamos orçamento de uma empreiteira de São Paulo especializada em Manutenção de ETAs, a qual pediu R$ 75.000,00 para a realização dos serviços”. Isso significa uma economia de R$ 70.000,00 que poderão ser usados em outras atividades do próprio DAE.

O Sr. Ubaldo informou ainda que o DAE conta com uma equipe reduzida funcionários (nove servidores) produz uma média de 25 litros por segundo de Água tratada (90 mil litros/hora). Com muito esforço o DAE esta se equipando podendo oferecer Água com excelente qualidade à população castanheirense.

De acordo com o Laboratório ANALISA, em certificação periódica assinada pela Química Responsável, Debora Delatore da Silva, a análise da água em coleta bruta no Rio Sete apresenta cerca de 20.000 Coliformes Totais (NMP/100ml) enquanto que as análises realizadas após o tratamento coletados em três pontos aleatórios da cidade apresentam ausência total de coliformes.

Para a Prefeita Mabel de Fátima Milanezi Almici, que esteve visitando o DAE em companhia do Vereador Aloisio Vidal, se a água produzida fosse usada de forma racional, seria suficiente para atender toda a população, mas infelizmente as pessoas tem usado a água tratada para molhar ruas e lavar carros. Sem contar com a falta de consciência de muitos que por consumirem muita água fazem uso de gato (ligação clandestina) comprometendo a produção e o abastecimento de água da Cidade.

Mabel informou ainda que a única maneira de combater o desperdício de água é colocando Hidrômetro em todas as residências e realização de blitz de fiscalização em locais de suspeita de furto de água, além de intensa campanha de conscientização da população. Finalizou.