Prefeitura de Castanheira

NOTÍCIA

Castanheira cria Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas

Data: Segunda-feira, 18/08/2014 00:00

Aconteceu no dia 14 de julho de 2014 (Quinta Feira) em Castanheira,  a criação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas do Município de Castanheira-MT – COMPOD que promoverá a atuação coordenada e integrada dos órgãos municipais propiciando a participação  da comunidade  em  atividades  destinadas  à fiscalização, prevenção, tratamento, reinserção social, redução de danos sociais e à saúde e repressão sobre o uso e abuso de drogas e seus efeitos no indivíduo e na sociedade.

 


A solenidade aconteceu às 20h00 na Sede da Câmara Municipal de Castanheira e contou as presenças do Vice Prefeito, Altamiro Candido da Silva, Soldado Abenildes Evangelista Santana representando Policia Militar e o InvestigadorJanderson Xavier Ferreira dos Reis representando a Policia Civil.  

 


A criação de Conselhos é garantida pela Constituição Federal de 1988, mas foi necessária a elaboração e a apresentação do Projeto de decreto 043/2014 a ser aprovado Poder Legislativo Municipal.

 

 

O Conselho foi constituído por representantes dos órgãos do governo municipal que desenvolvam atividades diretamente ligadas ao tema drogas, como por exemplo, a Secretaria de Educação, de Saúde, de Segurança Pública, Conselho Tutelar, da Criança e do Adolescente, do Trabalho e Emprego, de Esporte e Lazer, de Assistência e Ação Social; representantes de entidades ou de instituições que já atuam na área da prevenção, tratamento e reinserção social; e representantes da sociedade civil organizada (igrejas, Organizações Não Governamentais, as lideranças do setor privado, Policia Civil, Policia militar, entre outras).

 

 

Desde que assumimos a gestão municipal sempre tivemos olhar bastante atentos a este problema que acaba afetando não só a segurança pública, mas todos os setores da administração e, de forma mais acentuada na Saúde e a Assistência Social.

 

 

Quando pensamos uma gestão comprometida com o conjunto da população não podemos deixar um tema tão relevante como o das drogas em segundo plano, estamos comprometidos em buscar solução para o conjunto dos problemas enfrentados pelo município e a droga é um dele e, com a formação do COMPOD estamos dando passos importante nesta direção. Informou Junior Rios, Secretário Chefe de Gabinete do Município de Castanheira.

 

Fotos: Lourival Castilho Pimentel