Prefeitura de Castanheira

NOTÍCIA

Livro Histórico da 159ª JSM

Data: Segunda-feira, 00/00/0000 00:00
Fonte: Mario Alvim

Livro histórico da 159ª JSM - Junta de Serviço Militar do Município de Castanheira-MT

 

Primeiro Ato

 

No dia 01 de Julho de 1989 foi criado por decreto municipal a 159ª Junta de Serviço Militar do município de Castanheira Mato Grosso.

 

9ª Região Militar

30ª Circunscrição de Serviço Militar

13ª Delegacia de Serviço Militar

159ª Junta de Serviço Militar

 

 

Segundo Ato

 

Primeira Gestão (1989/1992) da 159ª JSM

Em solenidade realizada na Câmara Municipal de castanheira-MT no dia 03 de Julho de 1989 onde o 1º Tenente João Maria Augustinho Fagundes Weiber, delegado da 3ª DSM - Delegacia de Serviço Militar deu posse a Sra. Zilda de Bona Sartor Stangherlin, Prefeita do Município de Castanheira como a primeira Presidente desta recém-criada JSM.

 

Este ato histórico contou ainda com as ilustres presenças do Sr. Altamiro Candido da Silva – Presidente do Legislativo Municipal, Ademir Castro Martins e Aldo João Zonta - Vereadores, Osvaldo Moraes da Silva – Delegado de Polícia, Nelson Francisco de Paula – Comandante da Brigada Militar de Castanheira, entre outros que prestigiaram este tão singular evento.

 

No dia 06 de julho do corrente ano, em seu gabinete, a Sra. Zilda de Bona Sartor Stangherlin, presidente da 159ª JSM nomeou e deu posse ao Sr. Luiz Edner Schulz ao cargo de Secretário da referida Junta. 

 

Ainda como parte deste segundo ato, temos o primeiro Alistamento Militar registrado na 159ª JSM no dia 06 de julho de 1989 proferido ao Sr. Luiz Carlos Senem, cidadão castanheirense preocupado em cumprir seu dever cívico para com a Pátria.

 

No dia 01 de setembro de 1992, em seu gabinete, a Sra. Zilda de Bona Sartor Stangherlin, presidente da 159ª JSM nomeou e deu posse a Senhorita Noimi Batista ao cargo de Secretária da referida Junta em substituição Sr. Luiz Edner Schulz.

 

Durante a Gestão da Sra. Zilda de Bona Sartor Stangherlin a frente da 159ª foram realizados 220 Alistamentos Militar.

 

Terceiro Ato

 

Segunda Gestão (1993/1996) da 159ª JSM

Em reunião realizada na sede da 159ª JSM – junta de Serviço Militar, situada na Praça 04 de Julho, 50 – Município de Castanheira-MT. Presidida pelo Cap. José Bandeira de Melo Filho, Delegado da 13ª DSM – Delegacia de Serviço Militar. Foi empossado ao cargo de Presidente da 159ª JSM o Sr. Dr. Jorge Luis Arcos Prefeito do município, em substituição a Sra. Zilda de Bona Sartor Stangherlin.

 

Estiveram prestigiando este ato os Srs. Arival Gonsalves Rios – Presidente da Câmara de Vereadores, Elisabete Pelissani Arcos e Renato Graeff – Vereadores, entre outros.

 

No dia 10 de maio de 1993 em ato deliberativo em seu gabinete o presidente Dr. Jorge Argos nomeou o Sr. Luiz Edner Schulz ao cargo de Secretário da referida JSM o ato foi presenciado por autoridades Militar e civis.

 

Em 04 de novembro de 1995 foi realizado no município de Castanheira a primeira reunião ordinária das Juntas de Serviço Militar dos municípios de Aripuanã, Brasnorte, Castanheira, Cotriguaçu, Juara, Juína e Juruena. Na ocasião foram tratados de diversos assuntos com enfoque especial a “Semana do Reservista”.

 

Neste quadriênio presidido pelo Dr. Jorge Luiz Argos, foram realizados 273 Alistamentos Militar.

 

Quarto Ato

 

Terceira Gestão (1997/2000) da 159ª JSM

No dia 04 de Janeiro de 1997 o 1º Tenente Valdir Menezes, delegado da 3ª DSM - Delegacia de Serviço Militar, em reunião realizada na sede da 159ª JSM – Junta de Serviço Militar, deu posse a Sra. Zilda de Bona Sartor Stangherlin, Prefeita do Município de Castanheira como Presidente da referida JSM em substituição ao antigo presidente Dr. Jorge Luiz Argos.

 

Esta cerimonia contou com as presenças do Sr. Altamiro Candido da Silva – Vice-prefeito, Arrival Gonsalves Rios – Presidente da Câmara, Ademir Castro Martins, Carlos Barbosa do Nascimento e Geraldo Teixeira dos Santos - Vereadores, Cabo Jacó – Comandante do Pelotão da Policia Militar de Castanheira, entre outros que prestigiaram este tão singular evento.

 

Em ato presenciado pelo 1º Tenente Valdir Menezes, no dia 24 de janeiro de 1997, em seu gabinete, a Sra. Zilda de Bona Sartor Stangherlin, presidente da 159ª JSM nomeou de deu posse ao Sr. Luiz Edner Schulz ao cargo de Secretário da JSM de Castanheira. 

 

Durante a segunda Gestão da Sra. Zilda de Bona Sartor Stangherlin a frente da 159ª foram realizados 230 Alistamentos Militar

 

Quinto Ato

 

Quarta Gestão (2001/2004) da 159ª JSM

Neste período a 159ª JSM de Castanheira foi novamente presidida pelo Prefeito Dr. Jorge Luiz Argos. Infelizmente não foram encontrados nos livros de registros nenhum ato referente a este período impossibilitando o detalhamento das ações.

 

Durante a segunda Gestão do Dr. Jorge Luiz Argos a frente da 159ª existem registros de apenas 78 Alistamentos Militar realizados nos anos de 2003 e 2004.

 

Sexto Ato

 

Quinta Gestão (2005/2008) da 159ª JSM

Em cerimônia realizada no auditório da Câmara Municipal de Castanheira no dia 27 de abril de 2005 e presidida pelo 1º Tenente Nelson Neloy da Silva Fonseca, Delegado da 13ª DSM – Delegacia de Serviço Militar / 30ª CSM – Circunscrição de Serviço Militar, foi empossado no cargo de presidente da 159ª JSM – Junta de Serviço Militar o Prefeito Sr. Genes de Oliveira Rios.

 

A esta cerimônia compareceram as seguintes autoridades: Ademir Castro Martins – Vice-prefeito, Junior Cesar Papa – Vereador, Joacir Aureliano da Luz – Responsável pelo Núcleo da Policia Militar de Castanheira, Sr. João Mançano Bruscagin – Secretaria Municipal de Saúde, entre outas autoridades.

 

Nesta mesma data e local o já presidente Sr. Genes de Oliveira Rios nomeou e deu posse a Noimi Batista no cargo de secretária da referida JSM conforme os registros em livros próprios deste departamento.

 

Durante o quadriênio presidido pelo Sr. Genes de Oliveira Rios, foram realizados 233 Alistamentos Militar.

 

Sétimo Ato

 

Sexta Gestão (2009/2012) da 159ª JSM

Em cerimônia realizada no auditório da Câmara Municipal de Castanheira no dia 06 de fevereiro de 2009 e presidida pelo 1º Tenente Sidney, Delegado da 13ª DSM – Delegacia de Serviço Militar / 30ª CSM – Circunscrição de Serviço Militar, foi empossado no cargo de presidente da 159ª JSM – Junta de Serviço Militar o Prefeito Sr. José Antunes de França (Déga).

 

Em seguida, já fazendo uso de suas atribuições, o presidente Déga nomeou Noimi Batista como secretária da 159ª JSM conforme determina a legislação.

 

Durante a gestão do prefeito Déga foram realizados 303 alistamentos militar.

 

Oitavo Ato

 

Sétima Gestão (2013/2016) da 159ª JSM

Em cerimônia realizada no Gabinete da Prefeita no dia 04 de março de 2013 e presidida pelo 2º Tenente Ednilson de Lima Bezerra, Delegado da 13ª DSM – Delegacia de Serviço Militar / 30ª CSM – Circunscrição de Serviço Militar, foi empossada no cargo de presidente da 159ª JSM – Junta de Serviço Militar a Prefeita Sra. Mabel de Fátima Milanezi Almici.

 

No dia 21 de maio de 2013 a prefeita e presidenta da 159ª JSM, Mabel de Fátima Milanezi Almici, nomeou e deu posse a servidora municipal Noimi Batista ao cargo de Secretária da referida JSM.

 

No dia 07 de setembro de 2013 foi realizada solenidade de Juramento a Bandeira na Praça 04 de Julho sob o comando do 1º Tenente Ednilson de Lima Bezerra e pela presidente da 159ª JSM Sra. Mabel de Fatima Milanezi Almici além de outras autoridades que se fizeram presentes.

 

Secretária da 159ª JSM recebe Troféu Secretário Padrão 2013

 

Prefeita Mabel Milanezi Presidenta da 159ª JSM e Noimi Batista secretária da Junta vão a 30ª CSM – Circunscrição de Serviço Militar em Campo Grande, no dia 31 de outubro de 2013, receber o “Troféu Secretário Padrão”.

 

Para o 1º tenente Ednilson Bezerra esta honraria é um estímulo e ao mesmo tempo o reconhecimento do bom trabalho realizado pela secretária Noimi Batista na Junta de Castanheira. É importante ressaltar também que presença da presidente da JSM neste evento valorizou ainda mais o premio recebido pela secretária.

 

1º Simpósio para secretários (as) de Junta Serviço Militar

 

No período de 10 a 14 de março de 2014 a secretária da 159ª JSM, Noimi Batista, participou do Simpósio promovido pela 13ª Del. SM com sede em Juína-MT. Este Simpósio teve como objetivos capacitar e atualizar as equipes referentes ao Serviço Militar e a importância de se prestar o Serviço Militar, bem como proporcionar a troca de experiências entre as JSM e compartilhar os avanços obtidos pelas Juntas e a Del SM.

 

Solenidade de Compromisso à Bandeira e Entrega de C.D.I.

 

Foi realizado em Castanheira no dia 11 de abril de 2014, a Cerimônia de entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação - C.D.I., a 35 jovens que se alistaram nos meses de fevereiro e março de 2014. O Ato foi realizado nas dependências da Câmara Municipal.

 

A cerimônia foi presidida pelo 1º Tenente Ednilson de Lima Bezerra Comandante da 13ª Delegacia de Serviço Militar com sede em Juína-MT. A cerimônia não contou com a presença da Presidenta da JSM-159, Prefeita Mabel de Fátima Milanezi Almici que se encontra em viagem, sendo representado pelo vice-prefeito Altamiro Cândido da Silva, o ato contou ainda com a presença do Chefe de Gabinete Junior Rios, Secretário de Administração Raphael Nogueira, Comandante da PM Castanheira Sargento Manoel Mamede, Vereador Lourival Alves representando a Câmara de Vereadores e outros vereadores além da secretária da JSM-159 Noimi Batista.

 

No inicio da cerimonia o Tenente Bezerra exibiu vídeos demonstrativos das Escolas de Formação de Sargentos do Exercito em seguida Soldado Flademir conduziu a Bandeira Brasileira ao lugar de destaque no recinto, seguido pelo Hino Nacional e Juramento da Bandeira.

 

O Tenente Bezerra destacou a importância de fazer parte da reserva do Exercito Brasileiro, mesmo o país estando vivendo época de calmaria é necessário que o Exército Brasileiro saiba com quem possa contar.  Também disse ser imprescindível a posse do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) já que o mesmo é obrigatório para a maioria das atividades que os jovens venham a exercer principalmente no serviço público e na emissão de passaporte.

 

O Vice-prefeito Altamiro parabenizou o Tenente Bezerra pelo trabalho que vem realizando no município também parabenizou os jovens ali presentes pela simbologia daquele ato e ao tempo que destacava a dispensa do Serviço Militar, convocava os mesmos a contribuírem com o desenvolvimento do município tanto na colaboração com a Polícia Militar, quanto na utilização de toda força e vigor de jovem na construção de politicas afirmativas para o município.

 

Por fim a Secretária da JSM-159, Noimi Batista ao lado do Tenente Bezerra realizaram as entregas dos CDIs aos jovens que fizeram questão de serem fotografados ao lado das autoridades, demostrando a importância do momento.

 

A Gestão da prefeita Sra. Mabel Milanezi a frente da 159ª JSM ainda esta em curso, mas desde a sua posse até a presente data já foram realizados 116 Alistamentos Militar.

(...)

 

Nono Ato

 

Expediente

Este resgate histórico foi redigido por mim Mario Pereira Alvim, Assessor de Comunicação da Prefeitura do Município de Castanheira-MT, com base em pesquisas realizadas nos registros da 159ª JSM com a colaboração da secretária Noimi Batista e sob orientação do 1º Tenente Ednilson de Lima Bezerra Delegado da 13ª Delegacia de Serviço Militar com sede em JUÍNA-MT. As fotos utilizadas são de acervos próprios da Junta e de acervos pessoais dos gestores.

 

Esta história não encerra aqui. Cabe a cada novo gestor dar sequencia nos registros de forma que cada atividade desta Junta de Serviço Militar fique não só na memória de seus contemporâneos mais possa ser imortalizadas nas paginas deste livro...