AGRICULTURA E PECUÁRIA

Data: Quinta-feira, 13/02/2014 00:00
Fonte: SAMA

A Agricultura Familiar, responsável por mais de 60% dos empregos e da produção de alimento em todo país, tem em Castanheira uma atenção especial da atual gestão. Embora com uma equipe pequena, composta por apenas seis servidores, a Secretaria Municipal de Agricultura Pecuária e Meio Ambiente tem conseguido realizar diversas ações visando fortalecer e diversificar a produção.

O Programa Balde Cheio executado em parceria entre a EMBRAPA, SEBRAE, LATICÍNIOS e PREFEITURA tem por objetivo aumentar a produção, melhorar a renda dos produtores, e de preservar os mananciais. Este programa garantiu ao município uma posição de destaque na produção de leite. O exemplo disso foi o sucesso do XI TORNEIO LEITEIRO onde as produções obtidas estão muito próximas dos recordes nacionais.

A Feira Municipal foi inteiramente reformada, oferecendo mais comodidade aos produtores e aos consumidores. Esta ação já faz parte de um programa mais amplo que visa aproximar os produtores do mercado consumidor e dos programas de aquisição de alimentos do Governo Federal.

A efetivação do CMDR – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural composta por 10 entidades com histórica ligação à agricultura dará um novo norte a este setor nos próximos anos. A secretaria também já deu início ao programa de entrega dos CCUs Contrato de Concessão de Uso que já beneficiou 220 proprietários. Foram realizados 15 cursos de capacitação em parceria com o SENAR e treinamento para aquisição de recursos do Programa de Micro Crédito.

O Viveiro de Mudas foi todo restaurado e já neste primeiro ano possibilitou a entrega de aproximadamente 40 mil mudas de arvores nativas e frutíferas.

Por Mario Alvim