Prefeitura de Castanheira

NOTÍCIA

Começa nova etapa de 2ª dose da vacinação contra a COVID 19

Data: Terça-feira, 20/04/2021 09:00
Fonte: www.castanheiranews.com.br

Teve início nesta segunda feira, 20, no PSF Rural, no bairro Bosque da Saúde, nas imediações do Estádio Municipal, em Castanheira, a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid 19, para o público que recebeu a primeira dose do imunizante entre os dias 23 e 30 de março último.

A grande preocupação das autoridades de saúde, tem sido o número acentuado de pessoas que pessoas que não voltaram aos postos de saúde para receber a segunda dose. Até 14 de abril último eram mais de 1,5 milhão.

A responsável pelo setor de imunização do município, Paula Licheski, lembra que se alguém tomar apenas a primeira dose das vacinas que estão sendo disponibilizadas para Castanheira, não estará devidamente protegido. “Dados indicam que a pessoa fica resguardada com duas doses”, destaca.

Por mais que a primeira dose já dê um pouco de proteção, essa taxa não está dentro dos parâmetros estabelecidos pelos especialistas e pelas instituições que definem as regras do setor, como a Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Segundo estudos recentes, ao receber a primeira dose, e não retornar para completar o esquema vacinal, o indivíduo corre o risco de ficar com uma falsa sensação de segurança. Ele pode até achar que está imune ao coronavírus e seguir a vida normalmente.

Outro detalhe importante é que após a imunização, para quem recebeu uma, duas ou nenhuma dose, as recomendações continuam sendo as mesmas: todos precisam manter distanciamento físico, usar máscaras, lavar as mãos constantemente e cuidar da circulação de ar nos ambientes.