Prefeitura de Castanheira

NOTÍCIA

I Conferencia Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Data: Sexta-feira, 19/06/2015 00:00
Fonte: Mario Alvim

A Secretaria Municipal de Assistência Social - SMAS e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência - CNDPD realizaram no dia 11 de Junho de 2015 I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA que teve como tema “O desafio na implementação das Políticas da Pessoa com Deficiência: A transversalidade como a radicalidade dos direitos humanos”.

 

O evento foi realizado no Centro Social do Idoso e contou com a presença 105 pessoas além de diversas autoridades, dentre as quais destacamos a Prefeita Mabel de Fátima Milanezi Almici, Marcione Mendes de Pinho – Superintendente da Casa Civil para Pessoa com Deficiência, Juarez de Almeida Albuês – Presidente do CONEDE-MT, Amaziles Eleto Vilarino - Secretária Municipal de Assistência Social e Kátia Cilene Rosa Gusmão Sousa – Presidente do CMDPD.  

 

A abertura do evento contou com a apresentação cultural do Grupo da Melhor Idade “Saber Envelhecer” de Castanheira-MT. Em seguida as autoridades ressaltaram a importância de politicas inclusivas aos portadores de deficiências.

 

A Prefeita Mabel ressaltou que o seu governo não vem medindo esforços para atender inclusivamente os portadores de deficiências. Entre as ações que o Município de Castanheira vem realizando a prefeita destacou o trabalho de EQUOTERAPIA realizado em parceria com o Rancho Três Irmãos de Juína e o comercio local, o trabalho de HIDROGINASTICA iniciado este ano, além da sua participação na REATECH-2014 em São Paulo onde foi possível apresentar diversos projetos para o município.

 

Na sequencia as palestrantes: Kátia Cilene Rosa Gusmão Sousa - Especialista em Práticas Educacionais e Educação Inclusiva trabalhou os temas “Identidade de gênero e raça, Diversidade sexual e geracional” e “Órgãos gestores e de instâncias de participação social” e Julietti de Souza Brahim – Fisioterapia e Pós-graduada em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde trabalhou o tema “Interação entre os poderes federados”.

 

Para a Secretária Amaziles, a Conferência superou as expectativas tanto na presença da população quanto nos conteúdos apresentados. Isso mostra que embora os resultados sejam de médio e longo prazo vale a pena acreditar e correr atrás. Finalizou a Secretária.