Prevenção é tema de ação da Saúde em Novo Horizonte

Data: Quinta-feira, 10/08/2017 00:00
Fonte: Agecom - Prefeitura Municipal

Ações específicas voltadas para a transmissão de informações, servindo de base para a criação de atitudes, valores e consolidação de comportamento. Com este objetivo a Secretaria Municipal de Saúde, sob o comando de Ivania Tigre, tem deslocado uma equipe de profissionais em regiões estratégicas do município para um projeto que visa a prevenção de determinadas doenças e ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas através da informação. Nesta quarta-feira (09) o alvo foi a comunidade escolar e agregados da comunidade do Novo Horizonte, uma das mais conhecidas de Castanheira por sua relevância econômica.

No Ciclo de Palestras o Dr. Thales Victor Fernandes, Clínico Geral, falou sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST), que são aquelas causadas por vírus, bactérias ou outros micróbios que se transmitem, principalmente, através das relações sexuais. Ele destacou que essas doenças, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves como infertilidade, câncer e até a morte. Complementando a agenda do projeto, a nutricionista Gabrielle Lopes falou sobre a importância de uma alimentação mais saudável e a enfermeira Jovânia Otta sobre os cuidados com a saúde corporal.

Segundo a Secretária Ivânia, em torno de uma centena de crianças e adolescentes esteve presente, participando ativamente das atividades, especialmente quando foi dado ao plenário a oportunidade de manifestar-se através de perguntas sobre dúvidas existentes sobre os temas abordados.  “Tivemos êxito em mais essa edição deste trabalho preventivo e toda a equipe da Secretaria está de parabéns”, disse, ao final das atividades realizadas na Escola Municipal Jorge Amado.

Estudos realizados por organizações de saúde em vários países do mundo atestam que muitas das enfermidades tratadas pelos sistemas públicos de saúde se originam de problemas que inexistiriam se houvesse um nível de conscientização maior das pessoas sobre certos cuidados que devem ser tomados especialmente em relação a hábitos alimentares e higiene, incluindo os cuidados com a mente. Atenta a essa constatação, Ivânia garante que as ações preventivas específicas e inespecíficas estarão com mais frequência na agenda de sua pasta.