Vale do Seringal: Mais uma ponte em fase final de construção

Data: Terça-feira, 22/08/2017 00:00
Fonte: Agecom - Prefeitura Municipal de Castanheira

Resultado do estado de emergência decretado em 2013, pela prefeita Mabel de Fátima Almici Milanezi, avalizado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão do Ministério da Integração Nacional, a ponte de concreto sobre o Rio Vermelho no ponto de confluência entre o II e o IV Setores do Vale do Seringal encontra-se em fase final de construção. A etapa mais difícil, envolvendo a colocação das vigas de concreto cobrindo um vão de 85 por 4.20 metros já está concluída.

Com recursos de R$ 2 milhões, a obra faz parte de um pacote de R$ 5,1 milhões destinados ao município para a construção de três pontes estratégicas. A primeira, entre os I e III setores do Vale do Seringal, também sobre o Rio Vermelho, com vão de 75 por 4.20 metros, já foi entregue em 2016. A terceira, sobre o Rio 7 de Setembro, com 60 metros de cumprimento por 4.20, encontra-se em fase adiantada de construção.

A atual administração tem mudado aos poucos a paisagem rural do município, substituindo pontes de madeira, em estado precário de condições, por estruturas de concreto. Outras pontes menores receberão o benefício por conta de recursos da ordem de R$ 2 milhões e 60 mil reais aprovados pelo Ministério da Integração Nacional em 3 de março de 2017 no contexto de um segundo estado de emergência decretado pela prefeita Mabel. Plano de trabalho do governo municipal prevê o benefício para as regiões do Vale do Seringal, São Sebastião e Serra Morena.

As áreas contempladas são responsáveis por grande parte da produção do município, sendo fundamentais para a sua economia.  A instabilidade das três pontes sempre geraram preocupações.  A antiga ponte sobre o Rio Vermelho, nas proximidades da Comunidade Nova Conquista, era segurada por amarrações de cabo de aço. A outra, entre o II e IV setores foi levada pelas águas em 2013. Finalmente, a estrutura sobre o Rio 7 além de sofrer constantes reparos, em várias ocasiões foi ultrapassada pelas águas. “As novas estruturas, das três edificações, foram erguidas em níveis que impedem o transtorno da espera pelo baixar das águas em épocas de intensas chuvas”, destaca um funcionário da Atrativa, empresa de Cuiabá responsável pelas obras.