Agosto tem campanha de vacinação contra a poliomelite

Data: Quinta-feira, 26/07/2018 10:42
Fonte: Vivaldo S. Melo

De 6 a 31 de agosto próximo as unidades de saúde de Castanheira estarão participando da Campanha de Vacinação contra a Pioliomelite, que acontece em datas diferenciadas em alguns municípios, mas dentro do mesmo período.

A Secretaria de Saúde do município alerta para a importância dos pais encaminharem seus filhos para a vacinação, pois o aumento de casos da pólio na Venezuela pode ter reflexos sérios no país.

Destaca que, segundo o Ministério da Saúde, a meta é alcançar a maior cobertura já verificada no país, que foi de 95% - atualmente o índice de alcance tem sido de 77% - e orientar os pais para estarem atentos a possibilidade de paralisia flácida aguda em menores de 15 anos.

As vacinas desta campanha são seguras e eficazes, e integram um esquema vacinal da poliomielite composto por três doses da vacina inativada (injetável), administradas aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses e aos 4 anos, a criança recebe a vacina oral.

A doença

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida de início súbito. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, pela via fecal-oral (mais frequente); por objetos, alimentos e águas contaminados com fezes de doentes ou portadores; ou pela via oral, através de gotículas de secreções, via fala, tosse ou espirro.

Não existe tratamento específico. Todas as vítimas de contágio devem ser hospitalizadas. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de 5 anos de idade devem ser imunizadas, conforme esquema de rotina e em campanha nacional.