Castanheira 33 anos: Olho na pandemia mão na massa!

Data: Quinta-feira, 01/07/2021 10:00

No próximo domingo, Castanheira completa 33 anos de emancipação político-administrativa.

A exemplo do ano passado,  com as restrições definidas pelos últimos decretos, baseadas nas recomendações de protocolo da COVID 19, as celebrações com participação popular estão suspensas.

Nesta sexta-feira, 02, contudo, algumas atividades foram agendadas para lembrar a data de 04 de julho de 1988, quando foi criado o município, como a entrega de bolos, no Centro do Idoso, a distribuição de mudas produzidas no Viveiro Municipal, na Secretaria de Agricultura, a premiação do Concurso de Redação sobre a data, para crianças, jovens e adolescentes, na sala de reuniões da Prefeitura, a premiação do concurso fotográfico “Um olhar sobre a natureza castanheirense”, na Câmara Municipal, e uma live, a partir das 19 horas, com algumas atrações culturais.

Essas atividades representam, de forma emblemática, a disposição do governo municipal em manter a chama da esperança em relação ao momento difícil no cenário mundial. As mudas, por exemplo, representam a produção da terra, farta no Estado que mais produz grãos no país; a redação, a atividade criadora de seus munícipes, mesmo em tempos de dor; a fotografia a importância de olhar para o que traz esperança, e assim por diante.

Enquanto o cenário da pandemia não oferece absoluta segurança, as Secretarias Municipais mantém rotinas de trabalho, proporcionais ao que podem oferecer e dentro dos parâmetros estabelecidos por autoridades sanitárias.

A Secretaria de Obras tem focado especialmente na recuperação das estradas vicinais e na melhoria de sua malha em serviços como a substituição de pontes por bueiros de concreto. Nesta semana uma das equipes faz mais uma substituição, na Linha São Roque.

Na Saúde, a prioridade é a imunização. Nesta quarta-feira, uma equipe esteve no Vale do Seringal, no 3º e 4º Assentamentos, vacinando pessoas que estão na faixa etária dos 40 anos. Antes, no sábado, o mesmo público, mas da zona urbana, foi atendido, numa iniciativa que “linkou” o serviço com um elemento da cultura, a festa junina. O “Arraiá da Vacina” atendeu 250 pessoas. Paralelamente, a pasta mantém sua agenda de trabalho, que inclui outros programas vacinais, como o da gripe.

Na Educação, as aulas remotas continuam e a equipe se prepara para a volta do sistema híbrido, agora definido pela Assembleia Legislativa do Estado para depois que os profissionais da educação receberem a 2ª dose da vacina contra a Covid. Paralelamente, diversos serviços tem sido executados, como a construção do muro da nova Creche Municipal, reformas na Escola Municipal Castanheira, entre outros.

No Social, os serviços voltados para os diversos programas que atendem famílias carentes estão mantidos, o que implica em atendimento permanente ao público, observando-se as regras definidas para enfrentamento da pandemia da Covid 19.

O Esporte, depois de definir uma agenda de melhorias em espaços de uso público, como o Estádio Municipal e o campo de futebol society do bairro Guadalupe, realiza um campeonato de videogame, por ser uma das poucas práticas que podem ser desenvolvidas no momento, por não incluir o contato pessoal.

Em todos os setores, enfim, a palavra de ordem é “não parar”. Os responsáveis nunca tiveram que ser tão responsáveis como no momento, pois muitas ações requerem contínuas readequações de agenda, no compasso dos cenários da pandemia da Covid 19.