Secretaria de Agricultura apoia projeto do IFMT

Data: Segunda-feira, 02/08/2021 13:00
Fonte: Com o Site Castanheira News

Cinco alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT, campus de Juína, há duas semana realizam estágio curricular no município de Castanheira. Três são do curso de Técnico em Meio Ambiente e dois do curso Técnico em Agropecuária.

A experiência, considerada enriquecedora por Douglas DuffeckNatália Ferrez Bruna Freire, do curso Técnico em Meio Ambiente, e Tamily Macedo Ana Julia Fernandes, do curso Técnico em Agropecuária, faz uma ponte entre o conhecimento teórico e a prática em áreas de seus currículos, e foi desenvolvida nas Fazendas Continental e Três Menina, Comunidade São Rafael, no PA Vale do Seringal e no Viveiro Municipal, tendo participação efetiva da Secretaria Municipal de Agricultura e Empaer.

Nas duas fazendas, com acompanhamento do engenheiro Douglas Marques de Carvalho, da Secretaria de Agricultura, Nicoli Pereira e do Técnico em Agropecuária Lucas Macedo, os estagiários vivenciaram a dinâmica da chamada pegada hídrica de bovinos em sistema de confinamento.

Na propriedade de Nilson Ribeiro Queiroz, na Comunidade São Rafael, no PA Vale do Seringal, o foco recaiu sobre o diagnóstico inicial do Programa REM Mato Grosso, no subprograma de agricultura familiar, que trabalha dentro de uma lógica de maior rentabilidade e ao mesmo tempo preservando os rios, as matas ciliares e as áreas de preservação permanente (APPs).

O REM está sendo viabilizado no Brasil pelos governos da Alemanha e Reino Unido, através da Empresa Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (EMPAER), tendo como contrapartida a meta de reduzir o desmatamento.

No Viveiro Municipal, onde foram acompanhados por Douglas, os alunos conheceram de perto os projetos que estão sendo desenvolvidos no local, entre eles a preparação de mudas de culturas diferenciadas, como o café clonal, para disponibilização especialmente aos que atuam na agricultura familiar.