Educação atua em várias frentes

Data: Quinta-feira, 26/08/2021 15:00
Fonte: Site Castanheira News

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, além das rotinas da agenda docente, tem definido uma série de ações na área de infraestrutura nos últimos meses no âmbito de sua alçada.

Entre o prefeito, Jakson de Oliveira Rios Júnior e a Secretária Rosenir Monteiro Melo existe o entendimento de que os desafios são grandes. Muitos espaços, com o passar do tempo carecem de reformas. Outros foram implementados nos últimos anos, como três novas Escolas e a nova Creche Municipal, faltando apenas detalhes para o funcionamento pleno.

Segundo a Secretaria, no momento existe uma frente de serviço trabalhando na construção construção dos muros da Nova Creche, no Bairro Santa Rita, outra construindo os muros da Escola Dom Pedro, no 3º Assentamento, nas proximidades da Comunidade Nova Conquista e em breve inicia-se uma nova fase de reformas na Escola Municipal Jorge Amado, no Novo Horizonte.

No 3º Assentamento, no Vale do Seringal, a Escola Dom Pedro já foi contemplada com dois benefícios essenciais para o dia a dia escolar. Foram perfurados o Poço Artesiano e uma fossa.

Na Escola Municipal Castanheira, no perímetro urbano, algumas intervenções pontuais tiveram que ser feitas, como na cozinha, forros e algumas portas, dentro de uma rotina que acontece, periodicamente, em todas as unidades escolares.

Em todos os processos uma equipe da Educação usou da estratégia de ouvir as comunidades envolvidas, fazendo um levantamento das reais necessidades e fazendo encaminhamento das reivindicações ao chefe do executivo.

Aulas

Em relação as aulas, interrompidas presencialmente mais de um ano, por conta do avanço do coronavírus, o atendimento via apostilas, com reforço através do atendimento via WhatsApp, foi mantido. Paralelamente toda a equipe foi preparada para o retorno das aulas presenciais, o que já está acontecendo, de forma gradativa.

Cultura

Apesar dos limites impostos pela COVID 19, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura não tem esquecido a agenda cultural.

Em 2021 foram definidos os nomes para o Conselho de Cultura e três projetos educativos foram executados: o I Concurso de Fotografia “Um olhar sobre a natureza castanheirense”, o “Desafio às Mulheres”, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, ambos com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes.

Buscando parcerias de execução, a pasta teve o apoio do Site Castanheira News na idealização do concurso fotográfico e apoia o órgão informativo com o levantamento de dados para o projeto “Castanheira: Fragmentos de Uma História”, em fase de execução e que será concluído com a publicação de uma edição especial da Revista Innovare News, tendo como tema “Voltando ao Início”.