Vacinação antirrábica começa nesta terça na zona rural

Data: Segunda-feira, 04/10/2021 13:00
Fonte: Site Castanheira News
Depois do “Dia D”  da vacinação antirrábica na região urbana de Castanheira, no último 11 de setembro, a Vigilância Sanitária volta-se, a partir desta semana, para a zona rural do município. A partir desta terça-feira, 05, até o dia 26, um roteiro foi definido para atender todas as residências que possuam cães e gatos.

O órgão da Secretaria Municipal de Saúde lembra que apesar de ser uma doença controlada, a raiva é muito grave e causa grande preocupação tanto aos donos de animais de estimação quanto às autoridades. Daí as campanhas anuais de vacinação em todo o país.

A exceção da Comunidade Novo Horizonte, onde as pessoas devem levar seus animais no Posto de Saúde, nas demais regiões a serem atendidas nesta semana uma equipe da Vigilância visitará as propriedades rurais. Por isto solicita que os proprietários ou responsáveis estejam presentes em seus sítios, chácaras ou fazendas, para recebe-la.

A programação da semana segue o seguinte roteiro:

Terça-feira, 05/10 – Das 07h30 às 16h00
Comunidade Santa Luzia

Projeto Casulo

Comunidade Santa Emília e proximidades do Posto de Saúde

Linha 05

Linha 01

Quarta-feira, 06/10 – Das 08h às 16h30
Linha 01, linha 6/2, Linha 02, Linha 03 e BrAR1

Quinta-feira, 07/10 em horários diferenciados

Linha da Comunidade Gramado, das 09h às 10h30

Comunidade Novo Horizonte, no Posto de Saúde, das 13h30 às 15h00

Sexta-feira, 08/10 em horários diferenciados
Linha da Comunidade Santa Terezinha, das 08h às 09h

Linha do Assentamento São Sebastião, das 10h às 13h

Linha São Roque, das 14h às 15h

O programa será retomado no dia 19 de outubro, a partir da linha da Fazenda Morada do Sol, incluindo 2º Assentamento, na linha da Comunidade Santa Eliza; 1º Assentamento, na linha da Comunidade São Jorge e 3º Assentamento, na linha da Comunidade Nova Canaã, das 08h às 16h30.

Rotas Finais
Dia 20 de outubro, das 08h30 às 11h e das 13h às 16h – Serão visitadas as propriedades do 3º Assentamento, na Comunidade São Paulo, Bom Futuro 2, Bom Futuro e Nova Conquista, neste último caso no Posto de Saúde.

Dia 22 de outubro, das 09h às 15h30 – Propriedades no 4º Assentamento, nas Comunidades Santa Rita de Cássia, Vale do Esquecido, São Rafael e Lambari. Neste último caso a vacinação será na Escola.

Dia 26 de outubro, das 09h às 11h – Mais propriedades do 4º Assentamento, nas Comunidades Cristo Rei, Vale do Rio Vermelho e São João Batista. Neste último caso em local único, no Bar do Totinha.

Segurança
A raiva é fatal em quase 100% dos casos, sendo uma zoonose que pode também afetar o ser humano. A vacina é a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis.