Prefeitura de Castanheira

NOTÍCIA

Câncer de Mama: Castanheira tem dia "D" de prevenção

Data: Quarta-feira, 20/10/2021 13:00
Fonte: Site Castanheira News
Nesta sexta feira, 22, das 14 às 21 horas, as mulheres de Castanheira terão um dos momentos mais importantes do ano em relação a saúde. No PSF Urbano estará acontecendo o dia “D” da campanha “Prevenir é a melhor escolha!, do Outubro Rosa, que foca no câncer de mama.

Segundo a enfermeira Ana Paula Vargens, o autoexame das mamas e o exame Papanicolau são muito importantes, quando se leva em conta que o câncer de mama é o de maior incidência entre as mulheres e que o mesmo pode ser curado. Quanto mais cedo for detectado, mais fácil de curá-lo, com chance de 95% de cura se detectado no estágio inicial.

O câncer de mama caracteriza-se pelo crescimento descontrolado de células (células dos lobos, células produtoras de leite ou dos ductos, por onde é drenado o leite), que adquirem características anormais, causadas por uma ou mais mutações no seu material genético.
 
Os sinais de alerta quanto a sua presença são caroço no seio ou na axila, alteração na pele da mama, vermelhidão ou descamação do mamilo, microcalcificações que aparecem no exame de rotina e secreção no mamilo ou mesmo dor no mamilo.

Como lembrado por Ana Paula, é o mais incidente entre as mulheres. Em 2018 ocorreram 2,1 milhões de novos casos no mundo, o equivalente a 11,6% de todos os cânceres estimados. Em 2020 só no Brasil foram 66.280 novos casos. No ano anterior, 18.068 mulheres morreram no país vitimadas por ele. Daí a importância da prevenção.

A equipe de Saúde de Castanheira lembra que a mulher que se ama, aproveita oportunidades como a que está sendo oferecida. “É hora de se tocar! Não deixe sua saúde para depois”, destaca material informativo corrente nas redes sociais sobre a iniciativa da próxima sexta. Reforçando: o horário será das 14 às 21 horas, no PSF Urbano, no Bairro Guadalupe. 
 
Fonte: Site Castanheira News (Foto ilustrativa)