Produtores de Castanheira são beneficiados com transferência de embriões

Data: Segunda-feira, 01/11/2021 18:00

A Secretária de Agricultura Nicoli Pereira acompanhou contato em Castanheira do representante da empresa Gaeti Reprodução Animal, Sr. Douglas Gaeti, em reunião com o primeiro grupo de produtores rurais selecionados no município com programa de transferência de embriões da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar. São 12 pequenos produtores das regiões do Vale do Seringal e das linhas do entorno da cidade.

Nicoli explica que a Secretaria de Agricultura Familiar do Estado desenvolve o projeto nos 141 municípios de Mato Grosso e está destinando, inicialmente, material para 120 matrizes em cada um deles, com financiamento de 80% da pasta e 20% das prefeituras.

Nesta primeira etapa, o processo de transferência em Castanheira acontecerá em duas etapas – novembro e janeiro – com o implante sendo realizado em 15 matrizes, em média, de cada produtor selecionado.

Segundo a SEAF, a iniciativa visa garantir ao produtor condições de acesso à tecnologia de ponta, com a oferta de material genético de alto padrão, num processo em que o Estado atua como facilitador na aquisição e distribuição do material.

A escolha dos beneficiados em Castanheira tem a participação dos Laticínios e do Programa REM – formado por um pool de países que estimula a luta contra o desmatamento da Amazônia -  e obedece alguns critérios, entre eles a boa estrutura de cada propriedade.