Prefeitura de Castanheira

NOTÍCIA

Unidades do programa REM recebem visita em Castanheira

Data: Segunda-feira, 21/02/2022 13:00
Fonte: Assessoria

Equipes da Empaer (Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural) e do Programa REM, projeto que premia países e Estados pioneiros no combate ao desmatamento da Amazônia, estiveram em Castanheira monitorando o trabalho que está sendo feito no município dentro da estratégia de implantar unidades de referência tecnológica, as chamadas URT’S.

Segundo Nicoli Pereira, Secretária de Agricultura do Município, pasta que tem sido parceira do projeto, fornecendo maquinário e calcário aos produtores, o monitoramento inclui ações como ver se as etapas propostas no Dia de Campo realizado no início de dezembro de 2021 no Sítio Flor da Serra, na Comunidade Sacolinha, no 3º Assentamento, Vale do Seringal, estão funcionando, se as pessoas estão gostando e se os recursos estão realmente sendo investidos.

A propriedade, de José Licheski e Juliana Gonçalves, é uma das duas Unidades de Referência Tecnológica (URT), onde é desenvolvido um subprograma da agricultura familiar com assistência técnica da Empaer, tendo foco na pecuária leiteira. A outra, do Sr. Ivo Marcon, tem foco na pecuária de corte. A partir delas, centenas de produtores recebem aprendizado em novas tecnologias para as lidas no campo. 

Programa REM

O Programa REM, focado na assistência técnica aos segmentos do leite, está atendendo 420 propriedades em Castanheira dentro de dois subprogramas: agricultura familiar povos e comunidades tradicionais e pecuária sustentável, através de 15 módulos fiscais numa abrangência de 1.500 hectares.