Saúde: Vacina antirrábica, preventivo, avaliação de hanseníase e outras ações do setor

Data: Segunda-feira, 28/03/2022 21:00

A Secretaria Municipal de Saúde além de manter uma rotina de atendimento em suas várias unidades, tem definido algumas urgências, considerando campanhas específicas, e algumas atividades que tem se revelado importantes especialmente para a qualidade de vida da população.

No primeiro caso, o programa de vacinação contra a Covid 19 continua em curso. Na área vacinal também, a antirrábica, iniciada em 2021, foi concluída, há duas semanas, pois faltaram 250 doses. Segundo Douglas Camargo, da Vigilância Epidemiológica, foram vacinados 2.124 cães, com percentual de 98,52% do estimado e 390 gatos, com percentual de 99,74 do estimado. No geral, a vacinação alcançou 98,70% do que foi projetado.

Atuando na linha de frente de algumas ações, a enfermeira Ana Paula Licheski, chefe do setor de vacinação do município, tem estimulado as pessoas a fazerem toda terça a avaliação de hanseníase, doença cheia de estigmas devido as lesões que causa na pele, mas tratável e curável, e as mulheres para realizarem todos os dias, das 07h30 às 16h30, o preventivo,  exame que é a principal estratégia para a prevenção e/ou diagnóstico precoce da neuplasia maligna do colo de útero. Nos dois casos o atendimento acontece no PSF Urbano, no Bairro Guadalupe.

Das atividades bem sucedidas da pasta a própria Ana Paula destaca o projeto Qualidade de Vida, direcionado para os idosos, que acontece todas as sextas-feiras, na UDR, no Bairro Santa Rita, a partir das 07h., agregando diversas atividades, graças a parcerias com outras pastas, especialmente Assistência Social e Esportes, que formam uma equipe de atendimento multiprofissional. Todo o movimento começa sempre com um bem reforçado café da manhã.