Prefeitura de Castanheira

NOTÍCIA

Social distribui filtros e novos cartões do programa Ser Família

Data: Segunda-feira, 16/05/2022 13:00
Fonte: Assessoria

A Secretaria Municipal de Assistência Social começou a distribuir na última sexta feira (13), 1.200 filtros de barro a população, numa ação em parceria com o governo do Estado.

Considerado um dos bons aliados da saúde, principalmente quando se leva em conta que a água é um elemento vital para esta condição, este aliado é invenção brasileira e tem origem na virada do século 19 para o século 20, quando alguém pensou numa alternativa simples e eficaz para o combate das muitas endemias que assolavam o país, muitas relacionadas a água que nem sempre era de boa qualidade. 

Segundo especialistas, eles garantem que micro-organismos e sedimentos não passem pelo filtro, devido a uma grande pressão exercida pelo fluxo de água. Sua câmara de filtragem de cerâmica são eficientes na retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo (95% de retenção) e ainda retém 99% de Criptosporidiose (parasita causador de doenças).

A distribuição está sendo feita por equipe da Secretaria comandada por Amaziles Eleto, a Tuíta, e deve avançar nas próximas semanas, a partir do endereço já conhecido de todos os castanheirenses, na Rua Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Santa Rita.

 Ser Família

Na Secretaria também estão sendo distribuídos os novos cartões do programa “Ser Família” para um universo de 50 famílias cadastradas no município. Uma entrega simbólica precedeu o início do processo, em solenidade no CRAS que contou com a presença do 3º Sargento PM Sérgio e do 2º Sargento PM Adair.