Multivacinação para crianças e adolescentes se estende até 9 de setembro

Data: Quarta-feira, 31/08/2022 00:01

Doenças que já foram erradicadas no país, estão voltando. Com este alerta, setores de saúde do município continuam trabalhando para que mais crianças e adolescentes – 0 a 15 anos – continuem sendo encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Urbana e Rural, visando participação na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite e Multivacinação 2022, que se estende até o próximo dia 09 de setembro.

O apelo faz parte dos esforços para que haja uma alta cobertura vacinal e com isto  doenças como a poliomielite continuem erradicadas. O último caso no país foi em 1989. “É urgente que isto aconteça, pois as coberturas caíram no período pandêmico”, destaca a Secretaria Municipal de Saúde.

Em relação a poliomielite, o alvo é imunizar 15 milhões de crianças no Brasil, na faixa etária de 1 a cinco anos de idade, o que significa um índice igual ou maior que 95%. Por outro lado, essas crianças e os adolescentes não vacinados, menores de 15 anos, devem aproveitar o período para atualizar a carteira de vacinação, conforme o Calendário Nacional.

Na Campanha Nacional de Multivacinação os imunizantes são contra a Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Para os adolescentes estão disponíveis as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As duas unidades receptoras de Castanheira fazem parte de um universo de aproximadamente 40 mil postos de vacinação abertos até o dia 09 de setembro para aplicar essas 18 vacinas, numa mobilização nacional  que teve início no último dia 08 de agosto.