Dia da Criança: Hoje tem Festa na Praça 04 de Julho

Data: Terça-feira, 11/10/2022 09:00

Dia da Criança sem festa? Jamais! A Secretaria Municipal de Assistência Social de Castanheira, com apoio de outras pastas, promete animar as crianças de Castanheira na véspera da data, com muito daquilo que representa a magia de seu mundo.

Conhecida por ser “animada que só”, como se dizia antigamente, a Secretária Amaziles Eleto, a Tuíta, informa que no final da tarde desta terça-feira, na Praça 04 de Julho, no centro da cidade, o cenário será de muita festa, com direito a pula pula, cachorro quente, algodão doce, refrigerante, picolés (doados pelo Sicoob), muitas brincadeiras e outras surpresas.

A propósito da data, mais do que as brincadeiras, é preciso lembrar que ela foi criada para celebrar os direitos das crianças e adolescentes, levando as pessoas, especialmente os pais, a terem consciência sobre os cuidados necessários nesta fase da vida.

O Dia das Crianças coincide com o dia de Nossa Senhora de Aparecida, que é feriado no país. Tradicionalmente, os adultos costumam oferecer presentes ou proporcionar atividades especiais e de entretenimento aos mais jovens para comemorar esta data.

Origem do Dia das Crianças

A proposta para a criação desta data é de autoria do deputado federal fluminense Galdino do Valle Filho, médico que viveu nos primórdios do século passado, tendo sido, também, vereador e prefeito de Nova Friburgo, RJ, e deputado estadual.

A data é referenciada no Decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924, que oficializou o dia 12 de outubro como o Dia das Crianças.

No entanto, o dia ganhou maior popularidade a partir de 1960. Nesse ano, a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção com a Johnson & Johnson, e criou a "Semana do Bebê Robusto" a fim de aumentarem suas vendas.

A partir deste momento, a data passou a ser marcada pela oferta de presentes às crianças, principalmente brinquedos.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Universal da Criança é celebrado em 20 de novembro, porque esse dia recorda a aprovação da Declaração dos Direitos da Criança, nesta mesma data, no ano de 1959, que define entre os princípios que as crianças, sem distinção ou discriminação, devem ter todos os seus direitos garantidos.