Programa Muxirum forma turma em Castanheira

Data: Sexta-feira, 16/12/2022 08:53
Fonte: Site Castanheira News
Entre as várias conquistas celebradas pelo alunado, nos últimos dias, mobilizando intensamente a equipe da Educação, a do acesso as primeiras letras por um grupo de jovens, adultos e idosos, chamou a atenção pela forte emoção do momento.

Os contemplados com abraços e o diploma que tem o significado de um “agora eu posso ler”, fazem parte do braço local do programa “Muxirum”, da Secretaria de Estado de Educação, criado com o objetivo de diminuir o índice de analfabetismo em Mato Grosso.

Entusiasta da metodologia, o professor Lourival Alves da Rocha, coordenador local, destacou no ato o papel da Seduc, garantindo a formação de coordenadores e formadores de turmas e o custeio de bolsas as alfabetizadores.

O “Mais Muxirum” é desenvolvido por meio do regime de colaboração entre o Governo do Estado e o município, através da Secretaria Municipal de Educação. As aulas tiveram início em abril, em 92 municípios, com investimentos de mais de R$ 14 milhões.

A palavra que designa o programa tem origem no linguajar cuiabano, tendo origem na etnia tupi com o significado de "mutirão" ou "fazer juntos". Que este "fazer" gere novos frutos no que que se aproxima!