Reinauguração de PSF, novo Raio X, Ultrassom, novidades da Saúde

Data: Quinta-feira, 09/02/2023 07:00

Desde 2021, o governo municipal de Castanheira, em início de gestão, começou a tirar do papel uma das prioridades estabelecidas em seu projeto administrativo, que é continuar e ampliar o processo de melhorias na área de saúde, iniciado nas duas gestões anteriores. “É uma área fundamental e temos que fazer o melhor que pudermos”, já observava o prefeito Jakson de Oliveira Rios Júnior.

Num trabalho de várias mãos, incluindo o esforço permanente junto as esferas estadual e federal, através de mecanismos como as emendas parlamentares, a administração além de enfrentar com determinação o avanço da Covid 19, em seu momento mais crítico, deu início a um projeto de reformas de todas as unidades de saúde e construiu o PSF do 4º Assentamento, na Comunidade Lambari, no Vale do Seringal.

Em 2022 esses PSF’s foram equipados e um deles recebeu cadeira odontológica. Com um aparelho RX já ultrapassado para atender a demanda do setor, um novo foi adquirido, juntamente com outro, há muito reivindicado pela população, o de Ultrassom. Neste caso, já houve treinamento de equipe para viabilizar, em breve, o atendimento.

As boas notícias não param. Segundo a Secretária Ana Paula Vargens já está na agenda da Saúde a reinauguração do PSF do Novo Horizonte. Como reinauguração sugere melhorias, a comunidade mais tradicional do município, por ser seu primeiro núcleo rural estabelecido, aguarda com expectativa.

Do rural para o urbano, outra medida muito bem avaliada foi a mudança da Unidade Descentralizada de Saúde, UDR do espaço da Academia de Saúde, em frente ao Ginásio Municipal de Esportes, na Av. dos Trabalhadores, para o prédio da antiga Creche Pequeno Príncipe. “Ficou maravilhoso”, destaca sua coordenadora, a fisioterapeuta Ruth Rodrigues dos Santos.

Outra prioridade tem sido o fortalecimento do quadro funcional, com profissionais habilitados em áreas estratégicas. Entre os que somam nesta frente está o Dr. Adelmo Figerno da Silva, que retornou ao município, depois de especialização na capital do Estado. Muito querido pela comunidade, ele atua numa área que requer cuidados cada vez maiores da saúde pública. Agora infectologista, é uma referência em Mato Grosso no tratamento da hanseníase.