Carnaval: Como fica expediente nos órgãos municipais e bancos de Castanheira

Data: Sexta-feira, 17/02/2023 13:00

Embora em muitos lugares do Brasil o clima de carnaval prevalece há dias, no período visto como pré carnavalesco, oficialmente a festa popular começa na noite desta sexta-feira, 17.

A edição 2023 do evento será a primeira sem as imposições remanescentes do período da pandemia da Covid 19, gerando grande expectativas entre os que gostam de participar da festa entre os que se envolvem em eventos alternativos (cf. matéria neste site) e os que apreciam uma boa folga.

O que poucos sabem é que o período não inclui nenhum feriado nacional, mesmo na terça feira. Ou seja, os dias do carnaval – segunda, terça e quarta feira de cinzas, não são legalmente feriados nacionais. Entretanto, pela tradição da festa, a maioria dos empregadores liberam seus funcionários da prestação de serviços. Até por isto, os que trabalham, costumam reclamar.

Órgãos públicos em Castanheira

Em Castanheira o prefeito Jakson de Oliveira Rios Júnior, o Juninho, através do decreto nº 07/2023, decretou ponto facultativo nestes dias. Na quarta, até às 13 horas.

Os termos do decreto só não valem para os chamados serviços essenciais, como os das áreas da saúde, limpeza urbana e coleta de lixo e outros que se fizerem necessários. No caso da educação, as aulas só retornam na próxima quinta feira.

Bancos

As instituições bancárias existentes no município - Sicredi, Sicoob e o posto do Bradesco - seguem padrão observado em todo o país pelas instituições do gênero ou seja, não haverá atendimento nos dias 20 e 21, com retorno na quarta-feira de cinzas, 22, ao meio dia.  Transações poderão ser feitas normalmente nos canais de atendimento como internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico.