"Nos empenhamos para devolver qualidade de vida aos pacientes", diz coordenadora da UDR

Data: Segunda-feira, 27/02/2023 14:00

Em janeiro de 2022, quando chegou a Castanheira para atuar na Unidade Descentralizada de Reabilização, UDR, Ruth Rodrigues dos Santos percebeu aquilo que chama de “cumplicidade da população”, no sentido da formação de vínculos, algo que em 20 anos de vivencia em sua terra natal, Juína, não experimentou.

É falando bem da cidade onde atua como coordenadora de um importante espaço do setor de Saúde, na Av. Nossa Senhora Aparecida, ao lado do PSF Urbano, que Ruth pode ser encontrada. “Nunca tive tantas amizades como as já conquistadas em um ano de Castanheira”, destaca a jovem fisioterapeuta, formada pela AJes, e um dos motivos de orgulho dos pais, Lucilene e Leônidas, de um núcleo familiar onde ainda interage com dois irmãos.

Indagada sobre o que mais ama na profissão, não hesita em apontar para o privilégio de devolver a qualidade de vida as pacientes. “Ver o sorriso no rosto de quem outrora achava que seu problema não tinha mais solução, poder ser um instrumento de Deus na solução de problemas às vezes complexos, contrariando diagnósticos e reverter algo aparentemente irreversível não tem preço”, destaca.

Ruth lembra que na UDR o castanheirense tem um setor de prevenção, recuperação e diminuição de agravos decorrentes de alguma patologia previamente instalada. Além de seu trabalho, soma positivamente para os bons resultados a intervenção de um psicólogo.

Da vida profissional para a fé, ela participa da 3ª Igreja Presbiteriana Renovada de Juina e tem na relação com o Altíssimo um dos sustentáculos de sua vida. “Creio que o principal pilar para manter o ser humano em equilíbrio com ele mesmo é entender quem Deus e o que Ele tem para cada um de nós, na dinâmica de seu grande amor”, argumenta.

No dia a dia, além desses dois parâmetros, é uma pessoa de hábitos simples como apreciar um bom churrasco e feijoada, jogar futebol de salão, pescar e viajar. Neste último caso, embora seja comum a maioria das pessoas desejarem conhecer lugares distantes, vê na prática de acampar com a família o melhor de todos.

Humana, Ruth fala em um medo: perder quem ama. Dos sonhos de futuro, volta ao ambiente do trabalho, pois pretende fazer pós graduação no campo da pediatria. Entre os seus, em Castanheira e Juína, não falta torcida.