Educação: Semana teve lançamento de projeto e decisões sobre violência nas escolas

Data: Sexta-feira, 14/04/2023 19:00

Pelo segundo ano consecutivo a Prefeitura Municipal de Castanheira, através da Secretaria de Educação e Cultura, está aderindo ao Programa Mais MT Muxium, este ano com a inclusão de mais duas turmas, totalizando duas na cidade, que funcionarão na Escola Municipal Castanheira, e uma no Vale do Seringal, no 4º Assentamento.

O coordenador local, professor Lourival Alves da Rocha, que esteve na capital do Estado por ocasião do lançamento, destaca a parceria do Estado e município, através dos órgãos gestores da educação e o objetivo do projeto, que é erradicar o analfabetismo nos próximos cinco anos no Estado de Mato Grosso. “O público alvo são pessoas de 15 anos acima que ainda não foram alfabetizadas”, lembra.

Violência nas escolas

Em uma semana de bastante tensão e desinformação sobre questões relacionadas a ameaças a escolas, que tem gerado apreensão em todo o país, a Secretaria Municipal de Educação promoveu reunião com os professores da rede municipal de ensino e facilitou a presença de uma equipe da Policia Militar na Escola Municipal Castanheira e Creche Pequeno Príncipe, para um contato direto com os mesmos e com os alunos.

Entre as questões acordadas ao longo da semana está a importância dos professores e pais estarem atentos aos sinais que os filhos podem manifestar, no dia a dia, de que alguma coisa não está normal.

Em outra ponta, o Comando da Policia Militar destacou a decisão de reforçar a presença nas escolas e atuar de forma mais decisiva nos casos de denúncias de ameaças. Em vários municípios do Estado, ao longo da semana, intervenções exitosas aconteceram, com a descoberta de alguns autores. Todos os ouvidos disseram que os registros de ameaças foram brincadeiras.

Diante destes cenários, a orientação é para que todas as informações sejam checadas, para se evitar pânico, como aconteceu a partir de algumas informações falsas veiculadas nas redes sociais. Por outro lado, é preciso que todos estejam atentos diante da possibilidade de ameaças reais. Em síntese: sem pânico, mas sem ignorar um perigo eminente.