Gripe: PSF's intensificam vacinação

Data: Segunda-feira, 17/04/2023 08:00

“A gripe tá pegando”. Em todos os cantos da cidade se ouve a informação de alguém com problema. Tem casos até de pessoas, que devido ao sistema imunológico, tiveram que ser internadas.

“O avanço desta infecção aguda do sistema respiratório provocado pelo vírus da Influenza, devido ao seu alto potencial de transmissão, é grande, e tem atingido todas as faixas etárias, especialmente crianças e idosos”, lembra a responsável pelo setor de vacinação, Eliane Terezinha Mariano.

Se o hoje não se pode resolver, além de seguir as recomendações de praxe que devem ser observadas durante o processo, o amanhã tem forte aliado de prevenção na vacinação.

A Campanha Nacional de Vacinação começou no último dia 10 e segundo o Ministério da Saúde a meta é vacinar, até 31 de maio, pelo menos 90% do público prioritário para a mimunização, que toma 81,8 milhões de pessoas.

Entre os alvos da campanha estão pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a cinco anos de idade, trabalhadores da saúde, professores, gestantes e puérperas.

Também fazem parte do público prioritário povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais das forças de segurança e salvamento, militares, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, profissionais do sistema penitenciário, pessoas privadas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas.

Neste ano, todos os segmentos prioritários estão sendo imunizados ao mesmo tempo. O Ministério da Saúde estima vacinar 79,5 milhões de pessoas em todo o país e, por isso, distribuiu 80 milhões de doses.

Em Castanheira, a vacinação acontece de segunda a sexta, das 09 às 11 e das 13 às 16h30 horas nos PSF”s Urbano, no bairro Guadalupe, e Rural, no bairro Bosque da Saúde

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Ana Paula Vargens, é importante que os castanheirenses atualizem a carteira de vacinação, visando prevenir e evitar consequências mais graves. Lembra o lema da campanha de vacinação: “Vacina é vida!”.

Covid

A Secretaria Municipal de Saúde também continua oferecendo o imunizante contra a Covid 19, no PSF Urbano, de segunda a quarta, também em dois períodos, disponibilizando vacinas para adultos, idosos, adolescentes e crianças a partir de seis meses de idade. A opção de momento é a vacina bivalente, que protege contra o vírus original e as subvariantes da Ômicron.