Saúde conclui vacinação contra gripe nos grupos prioritários

Data: Sexta-feira, 09/06/2017 00:00
Fonte: Agecom - Prefeitura Municipal

Como em todo o Estado de Mato Grosso, a campanha de vacinação dos grupos prioritários contra a gripe termina nesta sexta-feira (09) em Castanheira. Até a manhã, conforme dados do Data SUS, 510.779 doses foram aplicadas, o que representa cobertura de 75,29%. A meta é vacinar 678.429 pessoas até o final da tarde.

Segundo a Secretária de Saúde, Ivania Tigre, o restante da população continuará recebendo a vacina a partir desta segunda-feira (12), ou seja, as pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários, representados pelos idosos, indígenas, professores, servidores da área da saúde em geral, puérperas e crianças entre seis meses e cinco anos de idade.

Este novo grupo deverá ser imunizado de acordo com o estoque de vacinas em disponibilidade. A dose protege contra os três subtipos do vírus da gripe: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. A imunização é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e derivados.

Segundo dados da Secretaria de Saúde de MT, o Estado não registrou nenhum caso de influenza neste ano. Até 1º de abril deste ano foram registrados 276 casos da doença em todo o país, com 48 óbitos. Do total, 21 foram por H1N1, sendo que seis evoluíram para a morte