Pacto termina mais uma etapa em Castanheira

Data: Segunda-feira, 21/05/2018 00:00
Fonte: Agecom

No último sábado, 21, aconteceu na Escola Municipal Castanheira o último encontro da etapa de 2017 do PNAIC, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, projeto do Ministério da Educação e Cultura desenvolvido para garantir a alfabetização de todas as crianças até oito anos de idade. Para isto, investe na formação continuada de professores alfabetizadores e de orientadores de estudo.

De acordo com o Censo Escolar, 98% das crianças brasileiras de 6 anos são matriculadas no 1º ano do ensino fundamental. Alfabetizá-las bem significa oferecer-lhes uma base sólida para um percurso escolar de sucesso e dar um importante passo para a qualidade, a inclusão e a equidade da educação. O objetivo do MEC, com o Pacto, é que 100% das crianças brasileiras sejam plenamente alfabetizadas.

Castanheira é um dos 5.300 municípios brasileiros que aderiram o pacto desde a sua criação e teve o privilégio de ter um capítulo de um dos livros trabalhados nos estudos pela professora Angélica Sepúlveda, esposa do ex Secretário de Educação e atual coordenador escolar na Escola Estadual Maria Quitéria, Diego Zonta.

A coordenação local  é de Luciana Marques da Silva e os orientadores de estudos as professoras Joice Maria, para os professores do ensino fundamental, e Andressa Rodrigues, para os professores da educação infantil, todas da rede municipal de ensino. A meta do PNAIC é assegurar que o processo de alfabetização aconteça até o 3º ano do ensino fundamental.