Faixas de pedestre em 3D são implantadas no município

Data: Sexta-feira, 20/07/2018 08:51
Fonte: Vivaldo S. Melo

O município de Castanheira entrou no rol dos municípios de Mato Grosso que estão adotando pinturas em três dimensões para tornar as faixas de pedestres mais visíveis. Nos municípios maiores o objetivo tem sido reduzir atropelamentos. Por aqui é uma experiência que visa inserir a cidade nas medidas que sinalizam com novos tempos.

A primeira faixa, em caráter experimental, foi concluída pelo mestre Galego, já conhecido na região por seus trabalhos artísticos, na Av. 04 de Julho, em frente à praça homônima. Uma segunda, na mesma via, nas proximidades da Sorveteria do Arno, recebe a novidade a partir desta sexta-feira, 20.

A ideia deste projeto, segundo seus primeiros idealizadores na China, India, Georgia e Islândia, é usar a ilusão de óptica como um fator a mais para fazer o motorista reduzir a velocidade e permitir a passagem de transeuntes.  Pelo menos por lá, segundo estudos, os veículos passaram a parar mais na faixa com a pintura 3D.

Mortes

Estudo da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) revela que 22% das mortes no trânsito se referem a pedestres. De acordo com o mesmo, um pedestre tem menos de 20% de probabilidade de morrer atropelado por um automóvel a menos de 50 km/h, mas quase 60% se atropelado acima desta margem.